2 HANDEBOL Aspectos Gerais

1327 palavras 6 páginas
HANDEBOL – ASPECTOS GERAIS

O Handebol é um esporte coletivo jogado com as mãos, por duas equipes, sendo 7 titulares e os demais reservas.
O objetivo do jogo é fazer gol no gol adversário e impedir que o mesmo aconteça em seu gol ou que o adversário tome posse da bola.
O jogo de handebol é constituído por dois tempos de 30 (trinta) minutos com 10 (dez) minutos de intervalo entre eles, em Atlanta 1996 foi permitida a utilização do tempo, como no voleibol.

A quadra de jogo é um retângulo com de 40 metros de comprimento e 20 metros de largura. Consiste em duas áreas de gol e uma área de jogo. Os lados maiores são chamados de linhas laterais e os lados menores são chamados de linhas de gol (entre os postes da baliza) ou linhas de fundo (em ambos os lados da baliza).
Deveria haver uma zona de segurança ao redor da quadra de jogo, com largura mínima de 1 metro ao longo das linhas laterais e 2 metros atrás das linhas de fundo.
Em frente de cada baliza, há uma área de gol. A área de gol é definida por uma linha de área de gol (linha de 6 metros). A linha de tiro livre (linha de 9 metros) é uma linha tracejada a 3 metros de distancia da linha da área de gol. A linha de 7 metros é uma linha com 1 metro de comprimento, marcada diretamente em frente a baliza. Ela é paralela a linha de gol, a uma distância de 7 metros. A linha de limitação do goleiro (linha de 4 metros) é uma linha de anterior da linha de 15 cm de comprimento, marcada diretamente a frente de cada baliza.
A linha central une os pontos centrais das duas linhas laterais.
A zona de substituição (um segmento da linha lateral), se estende a uma distância de 4,5 metros da linha central para cada equipe. Este ponto final da zona de substituição é prolongado por uma linha paralela à linha central.

COMO ENSINAR O HANDEBOL?

No princípio o professor deve propor atividades divertidas: exercícios que visem à melhora das habilidades básicas necessárias. Todas as atividades devem ter situações reais do jogo, e

Relacionados

  • Jogos Cooperativos e a Pedagogia do Esporte
    40897 palavras | 164 páginas
  • Jogos cooperativos
    37568 palavras | 151 páginas