2° Etapa da atps de técnicas de negociação - passo 3‏

336 palavras 2 páginas
NEGOCIAÇÃO É O PROCESSO DINÂMICO DE BUSCA DE UM ACORDO MUTUAMENTE SATISFATÓRIO PARA SE RESOLVER DIFERENÇAS, ONDE CADA PARTE OBTENHA UM GRAU ÓTIMO DE SATISFAÇÃO.
Habilidade de negociação é competência essencial para os administradores. Muitas são as necessidades, os problemas, as expectativas e as oportunidades que envolvem negociar.
Para ser eficaz, um negociador deve conhecer e utilizar adequadamente a metodologia do processo da negociação, que envolve três variáveis: Informação, Tempo e Poder. Informação é tudo aquilo que reduz as incertezas! Quanto mais informação tem o negociador, mais poder ele terá. Informações podem ser obtidas antes da reunião, durante a negociação. A habilidade de utilizar adequadamente as informações no momento certo, conduz ao êxito nas negociações. Quer seja um negócio comercial, um litígio ou um conflito de relacionamento, o melhor que se faz é, previamente, observar os fatos com a maior isenção possível para entender as razões de cada uma das partes envolvidas.
O fator Tempo está ligado a como as pessoas se mobilizam em direção aos seus objetivos. Em negociação, o tempo não tem o sentido cronológico do termo. Está ligado aos avanços e aos recuos que as partes fazem deliberadamente ou não, para não perder, manter ou ganhar poder e continuar negociando até à conclusão.
Um bom negociador usa de toda a sua habilidade para trabalhar com as informações disponíveis. A capacidade de argumentar, perguntar, ouvir, fazer novas proposições, é próprio de quem usar adequadamente o poder que adquiriu para negociar.
Tudo o que negociador precisa numa negociação é de PODER. O Poder dá às partes as condições de estarem reunidas em busca de uma solução para os seus objetivos. É também o PODER que permite se chegar a bom termo no objetivo, sem prejudicar os relacionamentos e, sempre que possível, melhorá-lo.
Um bom negociador é capaz de demonstrar para a outra parte, a importância de uma negociação que beneficie a ambos, que compatibilize

Relacionados