2 DESENVOLVIMENTO PRÉ-NATAL

Páginas: 9 (2075 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
1. INTRODUÇÃO


O objetivo deste trabalho é discutir como fatores internos ou externos relacionados à mãe, ao pai e a diversos fatores e/ou condições podem afetar o desenvolvimento pré-natal. Entre os fatores internos estão às influências genéticas e as condições maternais do ambiente pré-natal. Nos fatores externos iremos analisar e procurar entender um pouco sobre a ação que aalimentação, o álcool, o tabagismo e as drogas exercem no desenvolvimento pré-natal, pois se sabe que, embora o feto esteja protegido pela placenta, certas substâncias podem penetrá-la e causar reações negativas como deformidades físicas e disfunções comportamentais (GABBARD, 2000).
























2 DESENVOLVIMENTO PRÉ-NATAL

2.1 DESENVOLVIMENTO PRÉ-NATAL: TRÊSESTÁGIOS

O desenvolvimento pré-natal ocorre ao longo de três estágios: germinal, embrionário e fetal. Durante estes três estágios, o zigoto unicelular transforma-se em embrião e depois em feto. O desenvolvimento ocorre segundo dois princípios fundamentais: o princípio cefálio-caudal (que determina que o desenvolvimento ocorra desde a cabeça para as partes inferiores) e o princípio próximo-distal(segundo o qual o desenvolvimento prossegue das partes próximas do centro do corpo para as extremidades).
 Estágio germinal da (fertilização à 2 semana): o óvulo fertilizado divide-se e torna-se mais complexo e o organismo em crescimento é implantado na parede do útero. Algumas partes do blastocisto começam a desenvolver-se em órgãos que irão alimentar e proteger a futura criança: a placenta, o cordãoumbilical e o saco amniótico.
 Estágio embrionário da (2 à 8 semana): os órgãos e principais sistemas corporais (respiratório, digestivo e nervoso) desenvolvem-se rapidamente. Neste período o embrião é muito vulnerável às influências destrutivas no ambiente pré-natal, ocorrendo, por vezes, abortos espontâneos. Os bebés do sexo masculino são os mais vulneráveis, o que se explica pelo facto detodos os zigotos começarem com um plano corporal feminino.
 Estágio fetal da (8 semana até ao nascimento): este estágio inicia-se com o aparecimento das primeiras células ósseas. Durante este período, o feto cresce rapidamente para aproximadamente 20 vezes o seu comprimento prévio e os órgãos e sistemas corporais tornam-se mais complexos.
 Atividade fetal e o ambiente fetal: O feto não é umpassageiro passivo no útero materno: ele respira, dá pontapés, olha, engole e chupa no dedo. As paredes uterinas e o saco amniótico são importantes estimulantes desta atividade apesar de também restringirem o feto. Mesmo no interior do útero materno cada indivíduo é um indivíduo, havendo diferenças à nível de atividade e a nível sexual as (Quais muitas vezes persistem ao longo da infância e até àidade adulta, apoiando a existência de um comportamento inato).
 Discriminação sensorial fetal e aprendizagem fetal: por volta da 12ª semana de gestação, o feto engole e inala algum liquido amniótico no qual flutua o que pode afetar o surgir dos sentidos do paladar e do olfato e pode contribuir para o desenvolvimento do nariz, língua, palato, pulmões e outros órgãos necessários para a respiração edigestão; este processo não é passivo: a respiração, digestão e eliminação do feto regulam a quantidade e composição do líquido amniótico envolvente. O feto é, ainda, exposto continuamente a outro tipo de estímulos sensoriais, incluindo a voz e o batimento cardíaco da mãe, aos quais responde demonstrando que pode ouvir e sentir e ao mesmo tempo aprender e recordar.

3. INFLUÊNCIA MATERNA NODESENVOLVIMENTO PRÉ-NATAL

As diferenças fisiológicas que ocorrem na mulher durante a gravidez são diferentes de todas as outras pelas quais já passou. A partir do momento em que a mulher sabe que está grávida esta toma muitas decisões (conscientes ou inconscientes) que irão ter importantes efeitos para o ser que cresce dentro de si. Todas estas decisões, bem como as experiências vivenciadas pela...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Desenvolvimento pré-natal
  • Desenvolvimento pré-natal e nascimento
  • Desenvolvimento pré-natal
  • Influências pré-natais no desenvolvimento
  • desenvolvimento pré natal
  • Desenvolvimento pré-natal
  • Desenvolvimento pre-natal
  • Desenvolvimento pré-natal e físico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!