2 BREVE CONTEXTUALIZA O HIST RICA DOS AUTORES TRABALHADOS

4981 palavras 20 páginas
2 BREVE CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA DOS AUTORES TRABALHADOS

O trabalho que versa sobre o jogo teatral no ensino da filosofia passou por uma seleção dos teóricos que mais abordam a temática para fundamentação sistemática e qualitativa. Portanto, os teóricos que se destacam neste trabalho são: Bertolt Brecht e Walter Benjamim e Friedrich Schiller.

2.1 Bertolt Brecht

Bertolt Brecht começou sua trajetória poética desde seus quinze anos de idade, por volta de 1913 quando publicara seus primeiros poemas iniciando seus trabalhos no jornal da escola e depois no suplemento literário de um jornal de Augsburg, sua cidade natal (KONDER, 2015).
Em 1914, quando chegada a Primeira Guerra Mundial, Brecht cria poemas patrióticos e logo depois, já com seus 18 anos de idade revela uma postura revolucionária sobre os fatos e consequências da guerra. Diante dos acontecimentos, o moço pacífico, torna-se um atuante contrário às ideologias autoritárias da tradição prussiana. Assim, “Brecht se insurgiu contra essa idealização em vários poemas, ao longo dos quatro ou cinco anos que se seguiram no final da Primeira Guerra Mundial” (KONDER, 2015, p.1).
Através de seus poemas como “A canção dos soldados”, “flash”, p.ex., abordam as relações humanas e desumanas ocorrentes durante a guerra. Fala poeticamente do cotidiano dos soldados em batalha, dos conflitos interiores e exteriores, que os mesmos e suas famílias passavam, sendo desprovidos de quaisquer benefícios sobre o ato heroico. “Sua poesia passou a denunciar não só a inumanidade das guerras como a estrita ligação, nelas, entre a desgraça dos pobres e o aumento do lucro dos ricos” com a venda de todo tipo de insumo para sustentar a guerra.
Um tema que fundamentaliza a obra de Brecht é quando ele explora o cotidiano da grande cidade, como Munique e Berlim. Encantado com sua grandeza vê-se à frente da “inumanidade das condições em que os seres humanos sobrevivem nas metrópoles da época, sob a lei do mais crasso utilitarismo e

Relacionados

  • Resumos
    169053 palavras | 677 páginas
  • ENTRE A ARTE E A TÉCNICA: O DILEMA DO SOCIAL NAS AGROINDÚSTRIAS FAMILIARES RURAIS NO MUNICÍPIO DE CONSTANTINA/RS
    56134 palavras | 225 páginas
  • 20110829 Camilo Eduardo Ico2 Internet Compromocional
    63851 palavras | 256 páginas