2 bim, 2 sem, homem e sociedade

Páginas: 6 (1394 palavras) Publicado: 27 de maio de 2014















Disciplina: Homem e Sociedade


1-Explique segundo o autor o etnocentrismo ?
Etnocentrismo é um conceito antropológico , que ocorre quando um determinado individuo ou grupo de pessoas ,que tem os mesmos hábitos e caráter social , discrimina outro, julgando-se melhor seja por causa de sua condição social, pelos diferentes hábitos, ou manias, ou até mesmo por uma diferente forma de se vestir , segundo o autor o etnocentrismo é a dificuldade de ver o mundo com os olhos dos outros.


2-Como o outro é representado na visão etnocêntrica? Exemplifique.
O outro é representado na visão etnocêntrica como algo inferior, basicamente encontramos um grupo étnico que considera-se superior ao outro. O fato de que o ser humano vê o mundoatravés de sua cultura tem como consequência a tendência em considerar o seu modo de vida como o mais correto e o mais natural. Não existem grupos superiores ou inferiores, mas grupos diferentes. Um grupo pode ter menor desenvolvimento tecnológico, se comparado a outro, mas, possivelmente, é mais adaptado a determinado ambiente,além,de não possuir diversos problemas.


3- Na historia do Brasil, quaisos papeis assumidos pelos índios?
O índio assume três papeis diferentes na historia do Brasil . O primeiro é na fase do descobrimento, no qual houve coque cultural entre índios e portugueses, quando os portugueses desembarcaram no Brasil , não conseguiram estabelecer comunicação com os mesmos, pois os dialetos eram totalmente diferentes. O segundo papel foi implantar a cultura indígena acivilização cristã , através da catequese como forma de proteção aos que eram considerados puros , inocentes e de almas virgens . O terceiro papel é relacionado ao etnocentrismo referente aos índios que muda de selvagem , inocente e criança para corajoso e altivo .


4-O que é a relativização ?
Uma das mais importantes ideias que se contrapõem o etnocentrismo é a relativização .Relativizar éver as coisas do mundo como uma relação capaz de ter tido um nascimento, capaz de ter um fim ou uma transformação , ver as coisas do mundo, como a relação entre elas , ver que a verdade está mais no olhar do que naquilo que é olhado , Relativizar é não transformar a diferença em hierarquia , em superiores e inferiores ou em bem e mal , mas ve- la na sua dimensão de riqueza por ser diferente5- O que é a evolução, e como ela explica o outro ?





6-Qual o critério de comparação adotado pelos evolucionistas ?
Para os antropólogos evolucionistas poderem provar como determinado povo era simples e como havia uma evolução utilizaram, muitas vezes como ’’evidencia cientifica’’, o método proposto era o comparativo, procedendo primeiro ao desmembramento da cultura , agrupando osartefatos culturais dos grupos por ‘’tipos’’ semelhantes e depois classificando-os de acordo com a escala evolutiva. A comparação era sua própria sociedade, a partir da qual as outras eram ordenadas.


7-Explique as principais características do difusionismo ?
O difusionismo acreditava que as diferenças e semelhanças culturais eram consequência da tendência humana para imitar e absorvertraços culturais ,ao contrario do que pensavam os evolucionistas acreditavam que a humanidade, possui uma ‘’unidade psiquica’’. Portanto, o evolucionismo é a teoria que pretende que o desenvolvimento cultural resulta de um processo de difusão de elementos culturais, que se comunicariam de um a outro povo, ou que se expandiria do centro de certas áreas .
8-O que nos ensinou a obra ‘’ Casa Grande eSenzala ’’ ?
Casa Grande e Senzala, um clássico da antropologia brasileira , aprendemos que a antropologia social se faz , em larga meida, pela análise de pequenos quadros do cotidiano, pelo estudo da prática social. Pode se aprender o quanto se pode revelar da cultura brasileira a partir de interesse pelo que os brasileiros fazem e pensam para criar um tipo de existência e uma forma particular...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Homem E Sociedade Questionario 2
  • HOMEM E SOCIEDADE Aula 2
  • Homem E Sociedade O Que E Etnocentrismo Rocha 1 2 Bim 2014
  • Homem E Sociedade 2015 Aula 2
  • Questionario 2 Homem Cultura E Sociedade
  • AV 2
  • F C S Homem E Sociedade Aula 2
  • DP KATIA 2 BIM 2 SEM

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!