2 4 D

Páginas: 10 (2319 palavras) Publicado: 6 de junho de 2015
2,4-D
Herbicida seletivo para aplicação no controle de plantas infestantes nas culturas de trigo, milho, soja, arroz (irrigado e de sequeiro), aveia, sorgo, cana-de-açúcar, café.
O ácido 2,4 diclorofenoxiacético (2,4-D) é um herbicida que se apresenta em várias formas, concentrações e combinações. Nome químico: (2,4-dichlorophenoxy) Fórmula bruta: C8H6Cl2O3; Fórmula estrutural:
Grupo químico:Ácido ariloxialcanóico ou fenoxiacético Classe: Herbicida Classificação toxicológica: Classe I (Extremamente tóxico) Uso agrícola: autorizado conforme indicado. Ingestão Diária Aceitável (IDA): 0,01 mg/kg p.c.: Dioxinas totais = 0,01 ppm
2,4-D é amplamente comercializado em mais de 1500 produtos diferentes e representa 40% de todos os herbicidas utilizados na agricultura. Hoje, o 2,4-D e outrosprodutos da mesma família química, conhecidos como fenoxiacéticos, estão sendo usados mundialmente como ferramenta básica na agricultura moderna. A razão para esse sucesso não é só devido a sua grande atividade como herbicida, mas também devido a um dos melhores perfis toxicológicos disponíveis e um preço muito acessível. O uso do 2,4-D vem crescendo desde a sua introdução no mercado; no início, devidoas suas vantagens como herbicida seletivo de baixo custo e ultimamente com a adoção do desenvolvimento da prática do plantio direto (que iniciou o conceito de agricultura ambientalmente sustentável) como uma ferramenta insubstituível para controle de plantas daninhas.
Os formulados do 2,4-D na forma ácida, como também os formulados de amina e éster, são metabolizados a compostos de menortoxicidade que, posteriormente, participam do ciclo do carbono. Assim, 2,4-D é considerado um composto biodegradável. Sob circunstâncias normais, os resíduos de 2,4- D não são persistentes no solo, na água, ou na vegetação.
O 2,4-D é o terceiro agrotóxico mais utilizado no Brasil (5%), depois do Glifosato (29%) e óleo mineral (6%) onde, segundo a ANVISA o 2,4-D é classificado com o nível de toxidade maiselevado, ou seja, Classe I- Extremamente tóxico .
Suas características lipofílicas facilitam a acumulação nas cadeias ecológicas e o depósito nos tecidos gordurosos animais, incluindo o homem. Estudos apontaram que a dioxina tem efeitos teratogênicos e carcinogênicos em roedores e que elevaram a mortalidade por diferentes tipos de câncer em uma população humana que foi acompanhada, depois de umaexplosão de uma indústria química na Itália em 1976.
Também há outras variações do 2,4-D que podem ser ainda mais perigosas, como a forma conhecida 2,4-D éster butílico, que forma mini-gotículas que se dispersam com maior facilidade no ambiente, podendo se deslocar por grandes áreas e afetar diversas culturas.
A ANVISA, estabelece a quantidade de limite máximo de dioxina permitido em 0,01ppm(parte por milhão) em um quilo de 2,4-D. A ANVISA estabeleceu esta dosagem por ser altamente tóxica e prejudicial à saúde dos organismos biológicos. Porém, apesar de existir um valor estabelecido de dioxina de um quilo de 2,4-D levantase a seguinte pergunta: Quem analisa, avalia, controla e fiscaliza as quantidades de dioxina no 2,4-D no Brasil?
Avaliação toxicológica ambiental do 2,4-D - No processode regulamentação de um agrotóxico, são necessários três órgãos regulamentadores (MAPA, ANVISA e IBAMA). O IBAMA faz a regulamentação ambiental que estabelece o potencial de periculosidade ambiental de agrotóxicos que é realizada a partir de dados físico-químicos (Biodegradabilidade e Bioconcentração) e dados de toxicidade a organismos não alvo de diversos níveis tróficos (algas, microcrustáceos,peixes, minhoca, aves e abelhas). Também leva em consideração a toxicidade a microrganismos de solo envolvidos nos processos de ciclagem de carbono e nitrogênio, toxicidade oral, dérmica e inalatória, irritação ocular e dérmica e metabolismo em mamíferos
Esses critérios geram um potencial de Periculosidade ambiental: Classe I (Produto Altamente Perigoso), Classe II (Produto Muito Perigoso),...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • D D 4
  • D P T 2
  • D. civil 2
  • 2 FOAB D
  • D pedro 2
  • Sistema de jogo 4-2-4
  • ATPS ETAPA 3 E 4 D
  • ATPS Etapa 3 E 4 D

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!