2ª Lei de Mendel

Páginas: 8 (1809 palavras) Publicado: 24 de junho de 2014
A segunda lei de Mendel
Mendel concluiu que a segregação independente dos fatores para duas ou mais características era um princípio geral, constituindo uma segunda lei da herança. Assim, ele denominou esse princípio segunda lei da herança ou lei da segregação independente, posteriormente chamada segunda lei de Mendel: Os fatores para duas ou mais características segregam-se no híbrido,distribuindo-se independentemente para os gametas, onde se combinam ao acaso.
A proporção 9:3:3:1
Ao estudar a herança simultânea de diversos pares de características. Mendel sempre observou, em F2, a proporção fenotípica 9:3:3:1, consequência da segregação independente ocorrida no duplo-heterozigoto, que origina quatro tipos de gameta.
Em um de seus experimentos, por exemplo, foram consideradossimultaneamente a cor da semente, que pode ser amarela ou verde, e a textura da casca da semente, que pode ser lisa ou rugosa.
Plantas originadas de sementes amarelas e lisas, ambos traços dominantes, foram cruzadas com plantas originadas de sementes verdes e rugosas, traços recessivos. Todas as sementes produzidas na geração F1 eram amarelas e lisas.
A geração F2, obtida pela autofecundação dasplantas originadas das sementes de F1, era composta por quatro tipos de sementes:
9/16 amarelo-lisas 3/16 amarelo-rugosas
3/16 verde-lisas 1/16 verde-rugosas




Alelos múltiplos
Como sabemos, genes alelos são os que atuam na determinação de um mesmo caráter e estão presentes nos mesmo loci (plural de lócus, do latim, local) em cromossomoshomólogos.
Um exemplo disso ocorre em coelhos, onde podem ser distinguidos quatro fenótipos  distintos para a cor da pelagem: selvagem (cinza-escuro, quase negro), chinchila (cinza-claro homogêneo), himalaia (branco, com focinho, orelhas e extremidades das patas e da cauda negras) e albino (inteiramente branco).
Esses quatro fenótipos originam-se a existência de quatro alelos distintos de ummesmo lócus. O gene C determina a manifestação selvagem e é dominante sobre todos os outros alelos. O gene cch condiciona o fenótipo chinchila e é recessivo para selvagem, mesmo sendo dominante para os outros. O gene ch é determinante da manifestação da pelagem Himalaia, sendo dominante apenas sobre o albino. O gene c produz o fenótipo albino e é recessivo para todos os demais alelos.
O interessante deobservar nos coelhos, é que esses quatro fenótipos diferentes, estão na dependência de 10genótipos distintos, conforme o quadro a seguir:

Pleiotropia
Pleiotropia (do grego, pleion = mais numeroso e tropos = afinidade) é o fenômeno em que um par de genes alelos condiciona o aparecimento de várias características no mesmo organismo. A pleiotropia mostra que a idéia mendeliana, de que cada geneafeta apenas uma característica, nem sempre é valida. Por exemplo, certos ratos nascem com costelas espessadas, traquéia estreitada, pulmões com elasticidade diminuída e narinas bloqueadas, o que fatalmente os levará a morte. Todas essas características são devidas à ação de apenas um par de genes, portanto, um caso de pleiotropia.
Um exemplo clássico de pleiotropia é a fenilcetonúria. A mutação emum único gene que codifica a enzima chamada Fenilalanina hidroxilase (FAH), presente no fígado e necessária para o metabolismo da fenilalanina, causa múltiplos efeitos, como:
Incapacitação mental
Redução de pilosidade
Pigmentação da pele
Resumindo, pleiotropia é um par de alelos que condiciona mais de um caráter.
Outro exemplo, e mais simples, é o das cebolas vermelhas e brancas: As vermelhassão resistentes a ação de determinado fungo parasita, já as brancas não. Sabe-se então que o alelo recessivo é responsável pela cor vermelha e ao mesmo tempo pela produção de uma substância fungicida. Portanto, as cebolas vermelhas não sofrem a ação desses parasitas.

Epistasia

Existem casos em que os alelos de um gene inibem a ação dos alelos de um outro par, que pode ou não estar no...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • 2ª Lei de Mendel
  • 2ª Lei de Mendel
  • 2ª lei de mendel
  • 2ª Lei de Mendel
  • A 2ª Lei de Mendel é sempre obedecida?
  • 1ª LEI DE MENDEL : Lei da Segregação 2ª LEI DE MENDEL: Lei da segregação independente dos genes Interação Gênica
  • Lei de Mendel
  • Leis de mendel

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!