2ª lei da termodinâmica

Páginas: 5 (1008 palavras) Publicado: 3 de outubro de 2012
Alunos: Alysson Kleber Ferreira de Lima 10021004101
Daniel Freitas Coelho 10021001401
Paulo Henrique Franco Ferreira 10021004201
Sérgio de Souza Custódio Filho 10021000401

1 – Introdução
A termodinâmica está intrinsecamente relacionada a fenômenos do cotidiano tais como um gás em expansão, a geração de Calor pelo atrito ou um objeto quente esfriando ao ar livre, a geraçãode energia, a refrigeração e etc. É a ciência que trata das transformações de Energia e pode ser estudada a partir de suas leis básicas. A primeira Lei da Termodinâmica estabelece que Energia é sempre conservada em qualquer processo da natureza e é a base para a compreensão da natureza do Calor e do Trabalho como processos. Já a segunda Lei, através de seus enunciados determina uma assimetriafundamental na natureza. (Ferracioli 2001). Portanto a combinação da Primeira e Segunda Lei da Termodinâmica afirma que embora a quantidade total de Energia tem de ser conservada em qualquer processo, a distribuição desta Energia é alterada de uma maneira irreversível (Ferracioli 1994).
O presente trabalho mostrará alguns aspectos teóricos de suma importância para o entendimento da segunda Lei daTermodinâmica.
2 - A segunda Lei da Termodinâmica
A primeira forma de enunciar a segunda Lei da termodinâmica estabelece a assimetria entre Trabalho e Calor, definindo que é impossível construir uma máquina, operando em ciclos, cujo único efeito seja retirar Calor de uma fonte e convertê-lo integralmente em Trabalho, ou seja, nenhuma máquina converte Calor em Trabalho com eficiência total,alguma Energia é sempre perdida por dissipação para uma região de menor temperatura.
Existe uma segunda forma de enunciar essa Lei, a qual mostra uma implicação na direção dos processos naturais: O Calor não pode nunca passar de um corpo mais frio para um corpo mais quente sem que ocorram ao mesmo tempo mudanças associadas, pois o Calor em toda parte manifesta uma tendência em igualar diferenças detemperaturas ou seja o Calor sempre flui de objetos quentes em direção aos frios.
Desta forma a Segunda Lei da Termodinâmica mostra que embora a quantidade total de Energia tem de ser conservada em qualquer processo, a distribuição dessa Energia é alterada de uma maneira irreversível. Em outras palavras, a Segunda Lei nega a possibilidade da Energia ser distribuída de qualquer maneira sem maioresconseqüências (Ferracioli 2001).
3 – A segunda Lei da Termodinâmica e o conceito de Entropia
A análise de alguns processos espontâneos tais como a expansão de um gás, aumento de temperatura de um corpo colocado em contato com outro de temperatura maior, concentração e diluição de uma solução ou deslizamento de um bloco sobre uma superfície com atrito, mostram que esses fenômenos ocorrem deforma espontânea, sempre em um único sentido e nunca de forma contrária. É então que surge o questionamento de porque não se observa o processo inverso de forma espontânea nesses tipos de fenômenos.
O processo no sentido contrário de alguns fenômenos implicaria uma ordenação no movimento aleatório das moléculas, o que significaria a conversão da Energia Interna em Trabalho. Considerando o exemplode um bloco que desliza em uma superfície com atrito, a Energia usada para aumentar a temperatura da superfície de contato no deslizamento do bloco seria recuperada de tal forma que à medida que a superfície alcança sua temperatura inicial, o bloco deveria se mover no sentido contrário, dirigindo-se a sua posição primitiva. Evidentemente isto não acontece na realidade (Aurani, 1986).
Assim como aPrimeira Lei introduz Energia como propriedade do sistema, a qual determina quais os estados que um sistema pode atingir, a Segunda Lei também possui uma quantidade associada, a Entropia, uma grandeza definida de forma que seu valor nunca decresce, sendo relacionada ao fato de um estado ser espontaneamente acessível (Ferracioli 2001).
4 – A máquina de Carnot
Um dos primeiros cientistas que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • 2ª Lei da Termodinâmica
  • 1ª e 2ª Leis da Termodinâmica
  • 2ª lei de termodinâmica
  • 1ª e 2ª Lei da Termodinamica
  • 2ª lei da termodinamica
  • 2ª lei da termodinamica
  • 2ª Lei da Termodinâmica
  • 2ª lei termodinâmica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!