2ª INSTRUÇÃO Apr.’. Maç.’.

Páginas: 5 (1193 palavras) Publicado: 17 de outubro de 2013








2ª INSTRUÇÃO
Apr.’. Maç.’.




















Thalis Rodrigues da silva
Apr.·. Maç.·.
Or.·. Altamira – PA
10 – Outubro – 2013













,

2ª instrução

A Maçonaria, ordem filosófico-iniciática universal, é constituída por homens de todas as etnias e nacionalidades, acolhidos por iniciação e congregados em Lojas, nas quais,auxiliados por símbolos e alegorias, estudam e trabalham para o aperfeiçoamento da Humanidade.
É fundada no Amor Fraternal e na esperança de que, com amor, tolerância e sabedoria, com a constante e livre investigação da verdade, com a evolução do conhecimento humano pela filosofia, ciências e artes, sob a tríade da Liberdade, Igualdade e Fraternidade e dentro dos princípios da Moral, da Razão e daJustiça, o mundo alcance a felicidade geral e a paz universal.
A tríade da Maçonaria é: LIBERDADE, IGUALDADE E FRATERNIDADE. Estas três palavras são por si só o programa de uma ordem social que realizaria o mais absoluto progresso da humanidade, se os princípios que apresentam recebessem inteira aplicação e compreensão.
Os três princípios são solidários entre si, apoiando-se mutuamente. Sem acoexistência deles o edifício social fica incompleto, a FRATERNIDADE praticada como ela é definida requer a LIBERDADE e a IGUALDADE, sem as quais não será completa. Sem a FRATERNIDADE, a LIBERDADE soltará a rédea às paixões, que correrão sem freio, podendo causar sérios atritos, causando inimizades.
O século XIX foi o da luta dos Maçons para consolidar a LIBERDADE, cita-se a Independência do Brasile a Abolição da Escravatura. O século XX, marcado pela IGUALDADE, foi concedido aos judeus, em 1947, pelo Secretário Geral da ONU, Osvaldo Aranha, o atual território de Israel e a Carta dos Direitos Humanos em 1948. O século XXI, terá que ser marcado pela FRATERNIDADE.

Liberdade

Liberdade do latim “libertate” faculdade de cada um se decidir ou agir segundo a própria determinação.
ALiberdade é representado pelo símbolo de Aquário, simbolizado por Ganimedes, pelo anjo derramando, sobre a humanidade, o cântaro do saber.
A liberdade de consciência e, portanto, de opinião, é irrestrita. A liberdade de ação, contudo, é limitada pela liberdade alheia. A liberdade do indivíduo não pode ferir os direitos de outrem, inclusive o próprio direito de ser livre. A liberdade é, assim,subordinada ao bem-estar coletivo. Para que a liberdade de crença e de opinião não crie dissenções no seio da Ordem, a Maçonaria não permite discussões político-partidárias, religiosas e sociais em seus trabalhos, nem manifestações de tal modo em seu nome e sob a qualidade de Maçom. É um antigo costume.

Igualdade

Igualdade do latim “aequalitate”, relação de igualdade entre indivíduos e/ou grupossociais, que se estabelece por meio de categorias abstratas (humanidade, dignidade, cidadania, etc.), e que geralmente se define por leis que prescrevem direitos e deveres.
A Igualdade é representado pelo símbolo da Libra, ou Balança. Este signo é o símbolo universal do equilíbrio, da legalidade e da justiça, concretizados pelo senso da diplomacia e da cortesia, que o caracterizam, assim como aaversão à agressividade e à violência de Áries, que está diante dele.
Libra significa, em última análise, um caráter afável, um sentido de justiça, harmonia e sociabilidade , que são, todos, atributos da igualdade.
As Constituições dos países considerados democráticos, contém um artigo que reconhece serem todos iguais perante a Lei. Há, porém distinções a fazer, no terreno filosófico, pois, aMaçonaria não considera todos os homens iguais entre si; existem para ela, os Iniciados e os profanos; aqueles que "nasceram de novo" após a permanência na Câmara das Reflexões, não serão, obviamente, iguais aos demais; os seres humanos são iguais; fisicamente, encontramos desigualdades na cor, nas feições, no desenvolvimento intelectual; os que possuem um físico sadio, são desiguais aos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • 3° instrução Grau Apr.:Maç.:
  • 2ª Instrução
  • 1ª Instrução Apr M
  • 1ª Instrução Apr M
  • 1º instrução apr.'.
  • 1ª e 2ª instrução aprendiz maçom
  • PRANCHA DE ARQUITETURA – 2ª INSTRUÇÃO COMPANHEIRO MAÇOM
  • Macs

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!