1ºLei de Mendel

294 palavras 2 páginas
Gregor Mendel, nasceu em 1822, na Áustria. Em 1843, entrou para um mosteiro, onde se tornou monge. Mendel era muito interessado em ciências, suas descobertas, feitas por experimentos com ervilhas, realizadas no próprio mosteiro onde vivia, foram de extrema importância para o que sabemos hoje sobre os gênes.
Um dos fatores para que ele tivesse sucesso em seus experimentos, foi a escolha do objeto de estudo, no caso, a ervilha que é uma planta de fácil cultivo e ciclo de vida curto, com flores hermafroditas e que reproduzem por autofecundação. Ele selecionou e fez uma análise de todas as ervilhas para iniciar os primeiros cruzamentos, escolheu com cuidado exemplares puros, para confirmar se só dariam origem a indivíduos semelhantes a ele e entre si. Fazendo a fecundação cruzada da parte masculina de uma planta de semente amarela com a feminina de uma semente verde, os descendentes, que chamou de geração F1, eram somente de sementes amarelas. Autofecundando esses exemplares, a F2 deu o resultado de 3 sementes amarelas para 1 verde. Com essas informações, Mendel denominou as sementes verdes como recessivas e as amarelas como dominantes. Fazendo o mesmo tipo de análise para as outras características da ervilha, concluiu que, em todos os casos, havia a mesma proporção de três para um.
Com esse experimento, ele conclui que as características hereditárias são determinadas por fatores herdados do pai e da mãe na mesma proporção, que esses fatores se separam na formação de gametas, e que os indivíduos de linhagens puras possuem todos seus gametas iguais.
Assim, A Primeira Lei de Mendel nos diz que os descendentes recebem um alelo do par de genes que determina uma característica.

Relacionados

  • Albinismo
    1443 palavras | 6 páginas