1ºaulaTeoriaAtomica

2281 palavras 10 páginas
AULA 01 : Estudo do átomo: Evolução dos modelos e estrutura atômica. 1 – INTRODUÇÃO A ATOMÍSTICA 1.1 - Evolução dos modelos atômicos
450 a.C. - Leucipo: A matéria pode se dividir em partículas cada vez menores.
400 a.C. – Demócrito: Denominação átomo para a menor partícula de matéria.
1661 - Boyle : Autor do livro Sceptical chemist, no qual defendeu o atomismo e deu o primeiro conceito de elemento com base experimental.
1808 - Dalton : Primeiro modelo atômico com base experimental – modelo esférico indivisível
• Toda matéria é composta por átomos
• Os átomos são permanentes e indivisíveis
• Elementos químicos caracterizados pelos seus átomos
• Compostos químicos formados por reunião de átomos
1834 - Faraday :Estudo quantitativo de eletrólise, através do qual surgiu a idéia da eletricidade associada aos átomos.
1859 - Geissler : Descarga elétrica no interior de um tubo contendo um gás. Primeiras experiências de descargas elétricas em gases a pressão reduzida (ao redor de 10 mmHg). Descoberta dos "raios" posteriormente chamados catódicos. (Produção de luz que varia com a natureza desse gás)
1874 - Stoney :Admitiu que a eletricidade estava associada aos átomos em quantidades discretas. Primeira idéia de quantização da carga elétrica.
1875 – Crookes : Descarga elétrica (20.000 volts) em um tubo com gases muito rarefeitos aparecendo emissões que migravam do cátodo para o ânodo e que foram chamados de raios catódicos.
• Natureza dos raios catodicos

Os raios catódicos são de natureza negativa pois desviam para o pólo positivo – elétrons. Os elétrons estão presentes em toda a matéria e são idênticos. No tubo de Crookes os elétrons deixam o cátodo e se chocam com as moléculas do gás deixando suas moléculas positivas. Depois de alguns anos que os raios catódicos foram descobertos, o estudo de suas propriedades mostrou claramente que eles são constituídos de partículas que possuem carga elétrica e massa mecânica muito pequenas. Observou-se também

Relacionados