1º Seminário Restec

445 palavras 2 páginas
Programa de Residência Técnica em
Projetos e Obras Públicas de
Edificações

1º Seminário Presencial

O uso das escolas públicas como equipamento de lazer
Caroline de Andrade Cavalcante
Núcleo Regional de Educação de Maringá

Contexto
 O presente trabalho consiste na apresentação de um tema relevante e valorizado pelas comunidades que se beneficiam do uso das escolas públicas como equipamento de lazer aos finais de semana. Propõe soluções para um problema cada dia mais comum nas pequenas cidades, a presença de edificações degradadas pelo vandalismo. As edificações serão readequadas ao novo uso. O que antes funcionava somente como uma instituição de ensino, funcionará também como equipamento de lazer, diversão, cultura, saúde e geração de renda, que agregará valores e qualidade de vida aos cidadãos das comunidades que usufruirão destes serviços.

Objetivo
 Ocupar o espaço no tempo ocioso como forma de preservação do patrimônio público e melhoria da qualidade de vida da comunidade.
 A escola é um lugar que sem a presença das pessoas não tem sentido existir. O projeto busca oferecer um lugar a comunidade onde o homem possa buscar e satisfazer suas necessidades nas mais diversas áreas. Um lugar que o permita apropriar-se da escola como se ela, a escola, fosse uma extensão da sua casa. Um lugar onde o homem se sinta um cidadão de direito, onde se sinta livre, como de fato deve ser.
 Preservar o patrimônio público através da ampliação do seu uso, consequentemente gerando economia com manutenção;
 Proporcionar a comunidade equipamento de lazer público e gratuito, a fim de melhorar a qualidade de vida dos usuários;
 Elaborar proposta de adequações necessárias para que a escola cumpra o intuito deste projeto.

Fundamentação
 Curitiba, PR, Cuiabá, MT e Recife, PE, já adotaram a prática de manter escolas abertas aos finais de semana com o intuito de integrar comunidade e escola.
 As cidades que implementaram este tipo

Relacionados

  • Perícia ambiental
    13225 palavras | 53 páginas
  • Planejamento MKT
    39116 palavras | 157 páginas