1º FICHAMENTO - DAHL, Robert. Análise política Moderna - Livro Completo - Páginas - 12 ao 28

767 palavras 4 páginas
Pode se dizer que um sistema político é um conjunto determinado de ações e relações, de uma sociedade, baseando-se sobre os aspectos de controle, domínio, entre outros. Para Aristóteles, a política não se encaixa aos fatos ocorridos, e sim as atitudes tomadas pelas autoridades, ou seja, todas as ações são resultantes de um ato, o qual esse ato implicará medidas decididas por alguém mais soberano.
Sempre haverá algum tipo de indivíduo soberano no sistema político, o qual ele irá distinguir a autoridade do líder político como uma associação ou "poder" que tem uns sobres os outros. Essa política sendo muito antiga, Dahl pesquisou, e reuniu várias opiniões concretizadas por vários filósofos, como por exemplo: Harold Lasswell, Max Weber e Aristóteles. Para Aristóteles, a política é formada de autoridade, soberania e de ações que podem ser comparadas a relação de um homem e uma mulher, de autossuficiência. Para Weber, a política é uma ação feita dentro de uma área x, que tenha determinada frequência e que use a ajuda de força física ou ameaças por parte dos administradores. Já para Lasswell, a política é uma ciência, se estuda a formação e participação do poder na tentativa de entender como é que se dão essas ações de poder.
Na realidade sistemas políticos são muito comparados com as associações, pois essa simples definição não se condiz de um sistema político ineficaz, mas que a política parte de um princípio movido pelas ações motivacionais.
A economia automaticamente motivada pela produção e distribuição dos bens e serviços, já a política é o aspecto de grande variedade, ou seja, pode ser qualquer coisa intencionada, por isso ambas são precisas e sempre estarão juntas.
Um sistema social é como uma organização muito abrangente, pois parte da junção de duas pessoas ou mais, os quais elas pensam na forma de como os demais à sua volta agiriam, portanto, um sistema social é muito amplo, sendo assim, pode se dizer que ele é um sistema sociável o qual se encaixa a

Relacionados

  • resumo
    69183 palavras | 277 páginas
  • Anais Encontro Cientficio 2014
    171724 palavras | 687 páginas
  • O livro negro do comunismo
    169756 palavras | 680 páginas