1ª guerra mundiaç

530 palavras 3 páginas
1ª Guerra Mundial
A insatisfação entre as nações que tinham chegado tarde à partilha da África e da Ásia era grande; a disputa ostensiva por novos mercados e fontes de matérias-primas envolvia muitos governos imperialistas; e as tensões nacionalistas, acumuladas durante décadas, pareciam prestes a explodir.
Observar lutas políticas, sociais e econômicas.
Econômicas
Os países europeus de industrialização mais antiga, como a Inglaterra e a França, haviam ocupado no século XIX vastas regiões de outros continentes, formando enormes impérios coloniais. Enquanto isso, a Itália e Alemanha, cuja unificação e desenvolvimento industrial se deram tardiamente, esforçavam-se para acompanhar suas rivais na partilha da África e Ásia.
Insatisfeitas com a parte que lhes coube na grande divisão dos dois continentes, ambas passaram a reivindicar, por meio de pressões diplomáticas e militares, áreas do mundo colonial, desafiando a hegemonia da França e da Inglaterra.
Os produtos industriais da Alemanha ganhavam cada vez mais os mercados tradicionalmente dominados pela Inglaterra. Ao mesmo tempo a engenharia e a indústria navais alemã ameaçavam a supremacia inglesa nos mares. A diplomacia alemã exigia que houvesse uma nova divisão das imensas áreas coloniais, em grandes partes ocupadas pelos ingleses.
Em 1899 a Alemanha anunciou a construção de uma ferrovia que ligaria Berlim a Bagdá (no Iraque atual), dando acesso a uma área de influência inglesa, valorizada principalmente pela existência de jazidas de petróleo.
Sociais
Ao longo do século XIX o nacionalismo constituiu grande força política na Europa, capaz de mobilizar os povos na luta pela unidade territorial e pela afirmação dos valores e tradições nacionais.
Na França, deu origem ao revanchismo, provocado pela derrota na Guerra Franco-Prussiana. Propagandeando nas escolas, igrejas e na imprensa, o revanchismo francês alimentava o nacionalismo militarista e o ódio aos alemães.
O pan-eslavismo russo constituiu outro

Relacionados