1ValorJustoCongressodeContabilidade 20150531111042 1

532 palavras 3 páginas
VALOR JUSTO AINDA PROVOCA DÚVIDAS NO CENÁRIO MUNDIAL

O Fair Value, ou Valor Justo, é usado nas normas internacionais de contabilidade. Entretanto, como explica Maria Helena Petterson, sócia da Área de Auditoria da Ernst Young de São Paulo, ainda existem muitas dúvidas no cenário mundial. “São dúvidas de que o uso do valor justo na elaboração das demonstrações financeiras represente, de fato, a realidade econômica dos negócios e de que a confiabilidade da substância representada por uma transação possa ser melhor representada por uma estimativa que insere julgamentos desconhecidos pelo usuário de tais demonstrações”.
Segundo ela, no mundo todo, a estrutura tradicional da contabilidade não atende plenamente às necessidades dos investidores e da maioria dos usuários das demonstrações financeiras. “Os interesses dos investidores não são voltados para valores históricos ou passados, mas para os fluxos de caixa futuro, desafiando a relevância das demosnstrações financiras e levando ao surgimento de uma nova teoria que assume que o modelo contábil de séculos deve ser substituído pelo método da avalição dos ativos e das obrigações, com o objetivo de prover uma informação econômica nas demonstrações financeiras.”
Entretanto, diz ela, dúvidas ainda maiores existem sobre a confiabilidade das demonstrações financeiras elaboradas com base em mensurações econômicas devido ao fato de que toda mensuração é um processo de aproximação da realidade, do qual a subjetividade é inerente. Ela comenta que outro grande obstáculo é a dificuldade de entendimento do conceito de valor justo em diversos países, até mesmo onde o conceito é utilizado há mais tempo. No Brasil, a lei 11.638 indtroduziu o uso do valor justo em algumas situações, como nas combinações de negócios onde haja transferência de controle.
Entenda o assunto:
. Valor justo é o valor pelo qual um ativo pode ser trocado ou um passivo pode se liquidado entre partes independentes, interessadas e conhecedoras do mercado.
. Para

Relacionados