1Tipos de cimento Portland 1

Páginas: 6 (1293 palavras) Publicado: 28 de julho de 2015
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS – IFTO / CAMPUS GURUPI
CURSO TÉCNICO SUBSEQUENTE EM EDIFICAÇÕES










LORRAYNE PEREIRA SANTOS
NÚBIA BARBOSA V. M. GARCIA












TIPOS DE CIMENTO PORTLAND
















GURUPI, TO
2015

LORRAYNE PEREIRA SANTOS
NÚBIA BARBOSA V. M. GARCIA







TIPOSDE CIMENTO PORTLAND




Trabalho elaborado como parte integrante da avaliação parcial da Componente Curricular Controle Tecnológico, do módulo IV do Curso Técnico Subsequente em Edificações do Instituto Federal do Tocantins – Campus Gurupi.

Profª: Regiane Rezende







GURUPI, TO
2015

TIPOS DE CIMENTO PORTLAND


1. CP I – Cimento Portland comum

É o cimento Portland sem quaisquer adições,exceto gesso, usado para controlar a pega (o tempo necessário para o endurecimento parcial do composto). É recomendado para o uso em construções de concreto em geral, quando não são exigidas propriedades especiais do cimento, como em casos de exposição frequente à água, muita umidade, esgoto, água do mar, etc (sulfatos do solo ou de águas subterrâneas). É normalizado pela ABNT NBR 5732.

Figura I:Prédio Figura II: Casa


2. CP I-S – Cimento Portland comum com adição

Assim como o CP I, ele é bem básico, mas agora, somado ao clínquer, há um material pozolânico, mesmo que em baixíssima quantidade (5%), que apresenta níveis ainda menores de permeabilidade. É normalizado também pela ABNT NBR 5732. Recomendado para construçõesem geral, com as mesmas características.






Figura III: Casa Figura IV: Prédio


3. CP II-E – Cimento Portland composto com escória

O CP II-E, além de apenas o gesso, tem a adição de escória granulada de alto-forno. O material dá uma propriedade de baixo calor de hidratação ao cimento, o que lhe confere a propriedade de baixocalor de hidratação, que é uma propriedade utilizada quando há a necessidade de um material que não libere tanto calor e que não venha a gerar fissuras na estrutura por causa do calor, que são, quando usado o cimento errado, normais. A quantidade percentual desse aditivo é de 6 à 34%, que varia de acordo com a necessidade e com a marca do cimento. Suas especificações podem ser encontradas na NBR11578. É um cimento muito utilizado tanto para concretos quanto para argamassas em geral (pavimentos de concreto; argamassas de chapisco; assentamentos e revestimentos; pisos, contrapisos e grautes; concreto protendido; concreto armado e usinado).













Figura V: Contrapiso Figura VI: Argamassa de assentamento
4. CP II-Z – Cimento Portlandcomposto com pozolana

Este tem, assim como o CP I-S, adição de material pozolânico para aumentar a impermeabilidade. A massa do composto varia de 6 a 14% e é o mais recomendado em casos de grande exposição à água, geralmente em obras subterrâneas. Pode ter também adição de até 10% de fíler. Sua Norma Regulamentadora é a NBR 11578.
Figura VII: PonteFigura VIII: Escada para peixes

5. CP II-F – Cimento Portland composto com fíler

O que muda neste caso é que além do clínquer e gesso, são adicionados apenas de 6 a 10% de um material chamado fíler, que foi citado acima. Ele é mais recomendado para vários casos, desde que não sejam excessivamente agressivos, ou seja, que precisem de meios mais específicos de precaução. Pode ser usadodesde o revestimento à aplicação em estruturas de concreto armado, que necessitam de maior resistência. A norma que o define é a mesma do CP II-Z e do CP II-E (NBR 11578).












Figura IX: Estádio de futebol
Figura X: Palácio Nacional do Brasil

6. CP III – Cimento Portland de alto-forno

Normalizado pela ABNT NBR 5735, este cimento pode conter escória de alto-forno variando de 35 a 70%...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ADITIVOS PARA CONCRETO DE CIMENTO PORTLAND 1
  • Aula 4 cimento Portland 1
  • Cimento Portland Composto Com Pozolana 1
  • cimento portland
  • CIMENTO PORTLAND
  • Cimento Portland
  • cimento portland
  • Cimento Portland

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!