1Química, Mestre 2Engenheiro Elétrico TRATAMENTO DOS EFLUENTES ATMOSFÉRICOS DA UTE CHARQUEADAS

3651 palavras 15 páginas
TRATAMENTO DOS EFLUENTES ATMOSFÉRICOS DA UTE
CHARQUEADAS
Rita Clarice Machado Tissot & Rodrigo Lopes Missel
TRACTEBEL ENERGIA S.A.
E-mail: rtissot@tractebelenergia.com.br & rodrigolm@tractebelenergia.com.br

RESUMO
O objetivo deste trabalho é apresentar a experiência da TRACTEBEL, no equacionamento dos efeitos ambientais relativos as emissões atmosféricas da Usina Termelétrica Charqueadas, movida a carvão energético nacional com expressivas reservas localizadas na região sul do país.
PALAVRAS-CHAVE: Termeletricidade, Emissões, Particulados, Filtros, Dessulfurização.

1. INTRODUÇÃO:
A Usina Termelétrica Charqueadas (UTCH), situa-se à margem direita do rio Jacuí, no município de Charqueadas, Rio Grande do Sul, é constituída de 04 grupos geradores de 18
MW com capacidade total instalada de 72 MW.
O carvão utilizado no processo de geração termelétrica na UTCH tem alto teor de cinzas (53%), poder calorífico de 3.100 kg/kcal, umidade em torno de 15% e teor de enxofre variável entre 0,8 e 1,3%.

2. FONTES DE POLUIÇÃO EM TERMELÉTRICAS:
Os efluentes de termelétricas, de interesse para o meio ambiente podem ser classificados como aéreos, líquidos e sólidos.
2.1 Efluentes aéreos
Os efluentes aéreos são aqueles constituídos de gases e material particulado, gerados no processo de combustão de uma usina termelétrica, e com possibilidade de descarga na atmosfera. 2.1.1 Material particulado (MP)
Durante a combustão, o percentual de material particulado arrastado pelo fluxo de gás, recebe a denominação de cinza leve (fly-ash). A maior parte desta cinza é retida pelo precipitador eletrostático ou filtro de mangas e uma pequena fração é direcionada à chaminé ou ao dessulfurizador de gases (casos onde há lavadores de gases instalados). Nem todas as cinzas são volantes: parte delas fica no fundo da caldeira, sendo chamadas de cinzas residuais ou pesadas (bottom-ash), e dessa forma não integram os efluentes aéreos.

1

Química, Mestre
Engenheiro

Relacionados