1origem natureza e formac a o dos solos

2925 palavras 12 páginas
Unidade 2
OrigemMecânica
Natureza e Formação do II solos dos Solos

Disciplina: Mecânica dos Solos I
Professora: Luciane de Castro Campos

2.1 Origem do solo
Conceito no passado
- Rocha desintegrada + Matéria orgânica

- Apenas intemperismo explicaria a formação
Atualmente
Conceito de perfis com horizontes geneticamente relacionados.
Assim, a gênese passa a ser considerada combinação entre intemperismo e certas mudanças devido a interações entre organismos e rocha alterada.

2.1 Origem do solo
O solo, dentro do contexto da Engenharia Civil, desenvolve papéis de suma importância.
Em sua condição natural é o elemento de suporte da grande maioria das obras de engenharia sendo, não menos importante como material de construção.
O solo é considerado um material heterogêneo, apresentando características variáveis, até mesmo em pontos com distâncias muito pequenas.

2.1 Origem do solo
É um material de comportamento não linear (curva tensãodeformação não é uma reta);
É um material conservativo, isto é, o solo apresenta uma memória fantástica na qual guarda quase tudo que lhe aconteceu, sendo seu comportamento influenciado por este fato. É um material anisotrópico (suas propriedades não são iguais em todas as direções.

2.1 Origem do solo
O solo é um material complexo, de maneira que o

engenheiro, ao se confrontar com problemas geotécnicos, deve ter me mente as limitações das teorias, sendo que, nessas ocasiões, o conhecimento de soluções dadas a problemas similares atua como uma primeira referência, sendo necessário também um bom e, muitas vezes, profundo conhecimento da Mecânica dos Solos, considerando-se os ensaios de campo e /ou laboratório como procedimento

necessário para a determinação das propriedades do solo.

2.1 Origem do solo
Com o advento da pedologia o solo passou a ser entendido como uma camada viva que recobre a terra, em evolução permanente, por meio de alteração das rochas e de processos pedogenéticos, comandados por agentes físicos, químicos e

Relacionados