1jdidjiwj

433 palavras 2 páginas
egra de Três, em matemática, é a maneira pela qual podemos descobrir uma quantidade que tenha para outra conhecida a mesma relação que outros dois valores numéricos conhecidos têm entre si. Existem dois tipos de regra de três: a simples e a composta.

Complicou? Não se preocupe, veja nos exemplos abaixo como é simples de aprender:

Regra de Três Simples

Observe as seguintes situações:

Situação 1

Regra de três

Quando colocamos um objeto de 10 kg na extremidade de uma mola, verificamos que ela passa a ter o comprimento de 42 cm. Ao colocarmos um objeto de 20 Kg na extremidade desta mesma mola, qual passará a ser seu comprimento?

Note que estamos relacionando dois valores da grandeza massa (10 kg e 20 kg) com dois valores da grandeza comprimento (42 cm e “x” cm). Pela tabela abaixo temos:

MASSA

COMPRIMENTO

10Kg

42 cm

20Kg

x

Concluímos que, aumentando-se a massa do corpo, aumenta-se também o comprimento da mola, logo estas grandezas são diretamente proporcionais, assim 10 e 20 são diretamente proporcionais a 42 e “x”. Ou seja,

Regra de três

Então:

Regra de três

Saiba mais sobre a Regra de Três assistindo à videoaula gratuita de Marcos Aba e mande bem nas questões de matemática dos vestibulares e também do Enem.

Situação 2 - Um motorista leva 18s para completar determinado percurso andando a uma velocidade media de 200 km/h. Caso sua velocidade fosse 240 km/h quando tempo ele levaria para percorrer este mesmo percurso?

Observe a tabela a seguir:

VELOCIDADE

TEMPO GASTO PARA FAZER O PERCURSO

200 km/h

18 s

240 km/h

x

Note que quando aumentamos a velocidade o tempo gasto para fazer o percurso diminui logo estas grandezas são inversamente proporcionais, isto é,

Regra de três

Dica 1 – O que mais cai em Matemática nos Vestibulares e no Enem? Veja aqui as melhores dicas http://blogdoenem.com.br/category/cainaprova/matematica/

Exercício (Enem – 2009) – O mapa abaixo representa um

Relacionados