1filo

2630 palavras 11 páginas
Filosofia

FILOSOFIA perceberemos que realmente ele evoluiu bastante, desde a caverna ou a pré-história, passando pelo homo sapiens, até chegar ao atual humano, dominador da Informática e da Internet.
Todas as transformações humanas ou evoluções se devem ao fato de que o homem percebeu-se capaz de criar, inventar, dominar. Conforme a coisas iam acontecendo, ele crescia cada vez mais na consciência de sua consciência, do seu potencial como agente transformador da história. Sua percepção da própria consciência levou-o a concluir que necessitava conviver com outros de sua espécie de maneira harmoniosa e pacífica, por motivos de sobrevivência em relação à natureza e às outras espécies animais.
Por causa dessa percepção, não foi difícil para o ser humano aceitar que viver em sociedade seria sinônimo de viver em comunidade (comum + unidade). Ora, essa vivência refere-se à regra fundamental da vida coletiva: saber dividir o
“seu” com os outros. A vivência em sociedade também é um diferencial fundamental do homem em relação aos outros seres, visto que na natureza os animais comuns possuem uma espécie de comunidade, (a das abelhas por exemplo), mas essa vivência não altera a programação permanente da natureza. Com o homem ocorre a mudança das regras da natureza pois ele se nega a ser parte desse eterno determinismo.
A vida social trouxe responsabilidades ao homem que, como indivíduo isolado, não as possuía. Devido a sua evolução, ele foi forçado a adquirir ainda mais conhecimento, aprender a respeitar o direito alheio e a exigir os seus. Assim, ele aprendeu a amar a prole protegendo-a de tudo, mesmo que nessa prole tivesse alguém sem condições para enfrentar as duras regras da seleção natural, ou fosse fragilizado por questões de doença. Ora, no mundo animal em geral, quando um bicho passa a não ser mais útil para a prole, este é descartado sem qualquer escrúpulo. Neste aspecto temos que questionar nossa postura humana dos tempos atuais. Não estaríamos hoje retrocedendo em

Relacionados