1divisão celular

792 palavras 4 páginas
1- Qual o papel da divisão celular em organismo unicelular? E em multicelulares?
É por meio da divisão celular que os organismos unicelulares se reproduzem em que as células dos organismos multicelulares se multiplicam, possibilitando o crescimento e a reprodução.
2- Dê exemplos de locais em nosso corpo onde ocorre divisão de células.
Célula de nossa epiderme multiplicará para repor as que morreram e se transformaram na camada protetora de queratina. Nossas unhas e cabelo crescem grassas as incessantes formações de novas células na base dessa estrutura. No interior de muitos de nossos ossos ocorre divisão continua das células para formar os glóbulos vermelhos e glóbulos brancos do sangue.
3- Comente a relação entre a especialização das células e suas capacidades de se dividir.
Muitos tipos de células, ao se especializarem nunca mais voltam a se dividir; as células nervosas são um bom exemplo disso outro tipo de células também param de se dividir ao atingir determinado estagio de especialização, mas pode readquirir a capacidade de divisão se necessário. É o caso das células da sua pele, os fibroblastos, que voltam a se dividir se ocorrer um ferimento promovendo a cicatrização deste. Outro tipos de células como a base da célula da epiderme e as da medula óssea vermelha dividi-se continuamente.
4-G1: esta fase tem início no fim da divisão celular e termina antes da síntese do DNA. Nesta fase ocorre a síntese de proteínas.
S: Nesta fase ocorre à replicação do DNA, está comprometida em enviar as informações genéticas para as célula.-filhas.
G2: Nesta fase ocorre a Duplicação dos centríolos.
5- OI que é mitose? E citocinese?
Mitose é o processo de divisão do núcleo em dois núcleos-filhos. Citocinese é divisão do citoplasma com formação de células filhas. Muitas vezes, no entanto, o termo mitose é inapropriadamente usando como sinônimo de divisão celular.
6-Prófase-Nesta fase, as células começam a se preparar para a divisão.
Metáfase-Aqui começa o alinhamento

Relacionados

  • Spirogyra
    1884 palavras | 8 páginas
  • Aterosclerose
    2929 palavras | 12 páginas