1Define

1311 palavras 6 páginas
1Define-se recalque como sendo o deslocamento vertical para baixo sofrido pela base da fundação em relação à superfície do terreno. Esse deslocamento é resultante da deformação do solo proveniente da aplicaçãode cargas ou devido ao peso próprio das camadas sobre a qual se apoia o elemento da fundação.
RECALQUE ou ASSENTAMENTO é o termo utilizado em Engenharia Civil para designar o fenômeno que ocorrequando uma obra sofre um rebaixamento devido ao adensamento (ADENSAMENTO é o processo lento e gradual de redução do índice de vazios de um solo por expulsão do fluido intersticial e transferência dapressão do fluído para a estrutura sólida, devido a cargas aplicadas ou ao peso próprio das camadas sobrejacentes) do solo sob sua fundação.
O recalque é a principal causa de trincas e rachaduras emedificações, principalmente quando ocorre o recalque diferencial, ou seja, uma parte da obra rebaixa mais que outra gerando esforços estruturais não previstos e podendo até levar a obra à ruína.

2– Recalque diferencial de fundações. Define-se recalque como sendo o deslocamento vertical para baixo sofrido pela base da fundação em relação à superfície do terreno. Esse deslocamento é resultante da deformação do solo proveniente da aplicação de cargas ou devido ao peso próprio das camadas sobre a qual se apoia o elemento da fundação. Recalque é o fenômeno de rebaixamento de uma edificação devido ao adensamento do solo sob sua fundação. Se esse recalque ocorrer sob uma parte da estrutura da edificação, não ocorrendo na outra, vai provocar o recalque diferencial.
4.4.1 – Recalques de fundações por superposições de pressões. Situação que normalmente ocorre quando são realizadas construções de grande carga junto a edificações com fundações diretas leves, ocasionando superposição de pressões e recalque adicionais em edificações antigas.
Recalque diferencial devido a erros de projetos. Devido à incorporação de edifícios cada vez mais altos, maiores serão as cargas no solo e

Relacionados

  • Trabalho Introdução a engenharia1 1
    2512 palavras | 11 páginas
  • manual proteus
    15999 palavras | 64 páginas
  • Como Tudo Come Ou Adauto Louren O Completo
    95304 palavras | 382 páginas