1AV EstudaCaso 2014 01 Doutrina

1163 palavras 5 páginas
Faculdade Lourenço Filho Curso de Ciências Contábeis
Contabilidade Geral I – 2014-01 Professor: Xavier Teixeira
Estudo de caso AV1 Semestre – 2014-01
Alunos: _______________________________________________________________
______________________________________________________________________

1ª Questão:
Contabilidade é, objetivamente, um sistema de informação e avaliação destinado a prover seus usuários com demonstrações de natureza econômica, financeira, física e de produtividade, com relação à entidade objeto de contabilização.
Considerando o enunciado de autoria do IBRACON e aprovado pela CVM indique com “V” para as afirmativas verdadeiras e com “F” para as afirmativas falsas. Item
AFIRMATIVAS
F/V
1.
“São as informações que deverão ser geradas para que os diversos usuários possam tomar conhecimento da situação da organização em dado momento, com a finalidade de tomar as decisões que considerarem necessárias”.
O enunciado acima refere-se aos objetivos da contabilidade.

2.
O patrimônio é o objeto da contabilidade.

3.
A estrutura do patrimônio consiste dos seguintes itens: bens materiais e imateriais, direitos, obrigações, receitas e despesas.

4.
As receitas e as despesas provocam variações patrimoniais porque as receitas geram lucros que aumentam o patrimônio líquido e as despesas geram prejuízos que diminuem o patrimônio líquido.

5.
Todos os elementos necessários à existência da entidade, formado pelos bens, direitos e obrigações, fazem referência ao patrimônio de uma entidade.

6.
Se calcularmos os direitos reais e os direitos pessoais pertencentes a uma entidade, estaremos calculando o ativo patrimonial dessa entidade.

7.
Direitos são dívidas ou compromissos de qualquer espécie ou natureza assumidos perante terceiros, ou bens de terceiros que encontram em posse (uso) da entidade.

8.
Custos são

Relacionados