19981911406

1357 palavras 6 páginas
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
INSTITUTO NACIONAL DE EDUCAÇÃO DE SURDOS DEPARTAMENTO DE ENSINO SUPERIOR CURSO BILÍNGUE DE PEDAGOGIA

TEXTO: O PROCESSO DE PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO ESCOLAR E DIDÁTICA

RIO DE JANEIRO
JUNHO 2014

Nome: Ana Neri Cristino de Oliveira
Professora: Ana Luiza
Período: 1º
Turno: Noite
Turma: PED 131

QUAL A DIFERENÇA ENTRE CONHECIMENTO CIENTÍFICO E CONHECIMENTO ESCOLAR E QUAL A IMPORTÂNCIA DO CURRÍCULO OCULTO

O CONHECIMENTO CIENTÍFICO E CONHECIMENTO ESCOLAR O conhecimento científico consiste em um saber sistematizado que busca explicar a ordem dos fenômenos naturais ou sociais de forma racional, produto de uma atividade metódica de investigação. A ciência é, portanto, produto da atividade intelectual humana, uma vez que suas realizações são feitas pelos seres humanos.
A ciência busca descobrir o que de racional pensamos ter na natureza. É trazer à tona, na forma de enunciados, leis ou teorias, o que de lógico há na natureza.
A ciência tem por objetivo fornecer uma explicação completa para a ordem da natureza. A fim de realizar esse objetivo, ela propõe e comprova as teorias que procuram explicar aspectos particulares dessa ordem. Uma teoria científica é um conjunto de enunciados que descrevem a natureza de uma entidade inobservada e (ou) o processo postulado como causa de certos fatos observados.
Aponta o diferencial entre o conhecimento científico, produto da ciência, e o conhecimento comum, advindo das experiências humanas cotidianas, o conhecimento científico trata-se de um saber produzido de forma estruturada, seguindo um rigoroso método de investigação. Ele “pretende predizer e controlar a ocorrência de determinados fenômenos, além de escrevê-los minuciosamente, localizando-os dentro de categorias específicas e de classes características”.
Trata-se de um conhecimento apurado, advindo de uma atividade criteriosa, que segue um método de investigação onde, através da

Relacionados