19971915472

4081 palavras 17 páginas
Trabalho – Módulo de Linguagem – Dra Nilce Breyer
Consequências da Linguagem Computacional para a Aprendizagem da Leitura e da Escrita.

Segundo o Aurélio “Linguagem”, significa: o uso da palavra articulada ou escrita como meio de expressão e de comunicação entre pessoas; a forma de expressão pela linguagem própria dum grupo, classe, indivíduo. No entanto, essa significância é mais complexa quando nos propomos a compreender a mesma em sua complexidade.
Segundo o Manual de Psicopatologia da Infância de Ajuriaguerra, a “Linguagem” pode ser compreendida quando buscamos um bom conhecimento do desenvolvimento normal da mesma, tanto em sua dimensão neurofisiológica (aparelho fonatório, integridade cerebral, audição normal) quanto em sua dimensão psicoafetiva.

Linguagem Normal na Criança
Na criança normal, a aquisição da linguagem desenvolve-se de acordo com um plano cuja regularidade é surpreendente. A ontogênese da linguagem parece ocorrer em torno de três etapas essenciais cujos limites intermediários são relativamente arbitrários, mas cuja sucessão é regular: Distingue-se assim:
1. A pré-linguagem (até 12-13 meses, às vezes 18 meses)
2. A pequena linguagem (de 10 meses a 2 anos ½ -3 anos)
3. A linguagem (a partir de 3 anos).

Pré-linguagem
A partir dos gritos do bebê que, no início não têm outro significado senão o de expressar um mal estar fisiológico, pouco a pouco se constituem as pré-formas de uma comunicação entre a criança e seu meio; com efeito, os gritos em função das respostas que a mãe dá logo expressam toda uma gama de sensações ( cólera, impaciência, dor, satisfação, até prazer ). Além disso, para certos autores ( Vygotsky, Bruner ), existe uma relação estreita entre certos aspectos da motricidade, da emissão astrofonemática e as pré-formas da linguagem, de onde o conceito de “atos de linguagem” .
A partir de um mês, à medida que o bebê adquire uma melhor coordenação da respiração aparece o balbucio ou os gorgeios: o gorgeio do

Relacionados