1997 EST18

4707 palavras 19 páginas
ANÁLISE DA ESTRATÉGIA COMPETITIVA DA INDUSTRIA CERVEJEIRA
VOLTADA AO CASO DA BRAHMA CONTINENTAL
1. Introdução
Frente à acirrada concorrência de mercado, as empresas, cada vez mais, estão procurando adaptar seus estilos tradicionais de gestão às atuais tendências. Os novos paradigmas propõem estratégias sistêmicas onde o cliente torna-se o referencial, ou seja, o ponto de partida para a tomada de decisão. A nível interno das empresas, a importância do trabalhador cresce, passando a ter papel fundamental na consecução das metas propostas.
Face ao quadro acima estabelecido, e baseando-se em determinadas referências do modelo de competitividade na indústria, analisado por Porter,1985, em Vantagem Competitiva, busca-se, neste trabalho, analisar a estratégia competitiva da Brahma Continental frente ao disputado mercado da Indústria cervejeira.
Por fim, pretende-se identificar qual a relevância da diferenciação para a estratégia de negócios adotada pela empresa analisada, respondendo algumas questões como: qual a necessidade de diferenciação desta unidade de negócio para obter vantagem competitiva em sua Indústria, e quais os tipos de diferenciação que a empresa dispõe.
2. Níveis Estratégicos e seus Conceitos
O processo de planejamento estratégico de uma empresa ocorre de forma hierárquica, isto é, primeiro o nível corporativo articula o foco de atenção da empresa e sua postura estratégica. A seguir, são desenvolvidas as estratégias de negócio de acordo com objetivos e desafios corporativos. A fim de suportar as estratégias de negócio e, conseqüentemente, a estratégia corporativa, surgem as estratégias funcionais
(Fine et al., 1985).
De acordo com Wheelwright (1984), pode-se definir os três níveis primários de estratégia de uma empresa da seguinte forma:
(Estratégia Corporativa: trata-se daquele nível que especifica duas áreas de interesse global da corporação, a primeira é a definição do negócio no qual a corporação participará e a segunda, a aquisição de
recursos

Relacionados