199536780230

441 palavras 2 páginas
Esporângio-Em relação aos fungos, estes termos siginificam que quando um mesmo fungo (talo) é capaz de autofecundação, a exemplo de alguns Oomycota, denomina-se de Homotálico. Quando participam fungos (talos) diferentes, denomina-se Heterotálico (exemplo: Zygomycota).

Nas briófitas, referem-se à sexualidade do gametófito, este podendo ser homotálico ou heterotálico. Os homotálicos podem ser autóicos (com gametângios em ramos separados) ou paróicos (com gametângios num mesmo ramo, os femininos acima dos masculinos).

Um basídio, do latim basidium (pl. em latim, basidia) é uma estrutura microscópica produtora de esporos encontrada nos himenóforos dos corpos de frutificação dos fungos basidiomycota. A presença do basídio é uma das principais características de um basidiomycota. Um basídio, geralmente, produz quatro esporos, chamados basidiósporos; o número pode variar de dois a oito esporos.
Ascósporos são formados no interior de uma estrutura especial denominada asco.
Inicialmente o asco é uma célula com dois núcleos n (dicariótica), que se fundem originando um núcleo 2n (diplóide). Este sofre meiose, formando quatro núcleos haplóides. Na maioria das espécies, eles se dividem mais uma vez, agora por mitose, originando um total de oito células haplóides(n), que são os ascósporos. Em substrato, desses ascósporos nascerão novas hifas e novos ascos.
Basidiósporo é a denominação dos esporos produzidos sexuadamente por fungos do filo Basidiomycota.
O processo de produção desses esporos se dá através da cariogamia dos núcleos haplóides de hifas conjugadas nas lamelas dos basídios. Após essa fusão, o zigoto sofre meiose, originando quatro esporos, denominados basidiósporos[1].
Plasmogamia é um estágio na reprodução sexual em fungos. Nele, o citoplasma de dois micélios próximos fundem-se. Os micélios formados pelas hifas de fungos sexualmente compatíveis unem-se de modo que uma hifa é denominada hifa(+) e outra hifa(-). As hifas ao se unirem formam um corpo de frutificação

Relacionados