198627230281

388 palavras 2 páginas
CUSTO DE PRODUÇÃO DO GADO DE CORTE

Introdução




Em razão da nova ordem econômica, os negócios agropecuários revestem-se da mesma complexidade, importância e dinâmica dos demais. Setores da economia (indústria, comércio e serviços), exigindo do produtor rural uma nova visão da administração dos seus negócios. Assim, é notória a necessidade de abandonar a posição tradicional de sitiante / fazendeiro para assumir o papel de empresário rural, independente do tamanho de sua propriedade e do seu sistema de produção de gado de corte.

Finalidade e Importância




Para que o produtor rural passe a administrar o seu sistema de produção como uma empresa, necessário se faz que ele tenha conhecimento de quanto custa, para ele, produzir aquele bem (carne, neste caso específico), ou seja, ele tem que saber qual o custo de produção. Os custos têm a finalidade de verificar se e como os recursos empregados, em um processo de produção, estão sendo remunerados, possibilitando, também, verificar como está a rentabilidade da atividade, comparada a alternativas de emprego do tempo e capital.

COMPONENTES DO CUSTO DE PRODUÇÃO DO GADO DE CORTE
 Todas as despesas e

gastos mensuráveis necessários para a produção do gado de corte devem ser considerados na determinação do custo de produção. Mão de obra, sanidade, alimentação, reprodução, impostos entre outra várias despesas são itens que compõem o custo de produção do gado de corte.

Custo Total de Produção
 Nesta metodologia, devem

ser considerados tanto os custos fixos como os variáveis :

CUSTOS FIXOS X CUSTO VARIÁVEL

Custos Fixos
 Custos fixos

são aqueles que não variam com a quantidade produzida, e têm duração superior a curto prazo; portanto, sua renovação acontece a longo prazo.  Podem-se citar, como exemplo de custos fixos, a depreciação (de benfeitorias, animais destinados à reprodução e serviços, máquinas, implementos, equipamentos etc.), alguns impostos (ITR e IPVA), seguro,

Relacionados