1984 - George Orwell - Análise

Páginas: 21 (5181 palavras) Publicado: 8 de outubro de 2013
Sumário


1. Introdução .................................................................................................................... 1



2. Desenvolvimento ......................................................................................................... 2
2.1 Personagens ...................................................................................................2
2.2 Análise da obra .............................................................................................. 2
2.3 Análise da obra .............................................................................................. 6



3. Conclusão .................................................................................................................. 101. Introdução
Os sistemas totalitários representaram sempre uma ameaça à liberdade de expressão. Sabendo disso George Orwell escreve 1984 com o objetivo de lançar sérias críticas a tais regimes.
O romance faz um retrato de um governo que invade os direitos do indivíduo de forma abusiva, controlando suas memórias e seus pensamentos. A figura central é a do Grande Irmão que representa oPartido.
O livro mostra que o poder é exercido através de uma estrutura que mantém o temor instaurado na população, tal estrutura conta com o apoio da Polícia do Pensamento que visa punir as crimidéias e de Espiões, por exemplo, para denunciar possíveis criminosos. Todos são incentivados a realizar denúncias. Além disso, registros são manipulados de modo a fazer com que o Partido sempre estejacorreto, o que funciona como uma espécie de propaganda, recurso muito utilizado em regimes totalitários.
Como personagem central da narrativa tem-se um homem chamado Winston, representando o indivíduo comum enfrentando as adversidades e abusos causados pelo regime totalitário instaurado na sociedade. Ele trabalha com a alteração de registros e, após realizar seu trabalho tantas vezes começa aquestionar-se acerca do sentido daquilo tudo querendo entender o como? e, o mais importante, o por que?. Ele acaba se envolvendo com Júlia, que também faz parte do Partido, os dois decidem desafiar o sistema juntos e esperançosos de encontrar mais alguém que pudesse ajudá-los.
Por fim os dois são reintegrados ao sistema, em uma sociedade em que impera a ignorância e o comodismo, mostrando que atentativa de revolta por parte dos dois se mostra falha, pura perda de tempo, demonstrando assim uma visão bastante pessimista de tais regimes quanto à alienação da população que vive sob seu jugo.












2. Desenvolvimento
2.1 Personagens
* Principais personagens: Winston Smith; Júlia; O'Brien e Grande Irmão (Big Brother).

* Outros personagens: Sr. Carrington; Parsons; Syme;Tillotson; Martin; Jones; Rutherford.
2.2 Sobre a obra
A história se passa em 1984, representando o “futuro” da humanidade, na Inglaterra, país integrante da Oceania, espécie de megabloco de países existente na época que o romance cria. Além da Oceania se fazem presentes mais dois blocos: a Eurásia e a Lestásia. Esses três blocos vivem em uma espécie de guerra constante em que a Oceania ora sealia com a Eurásia com o objetivo de atacar a Lestásia, ora se alia com a Lestásia para atacar a Eurásia.
O tema central do livro escrito por George Orwell é a transformação da sociedade. Ela apresenta-se, na Oceania descrita por Orwell, como um totalitarismo disfarçado de democracia desde que o Partido (chamado de IngSoc) chegou ao poder através da liderança do Grande Irmão (Big Brother). Com oIngSoc no poder a sociedade adotou uma configuração social peculiar: membros do Partido Interno (indivíduos com os cargos mais altos do Partido, possuíam certos privilégios em relação ao restante da população), membros do Partido Externo (certas pessoas que executavam funções administrativas relativas à manutenção do poder do Partido) e os proles (restante da população vista como ignorante pelas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • 1984 ANALISE GEORGE ORWELL
  • 1984 ANALISE GEORGE ORWELL
  • 1984 (George Orwell)
  • 1984
  • Resumo 1984 George Orwell
  • ORWELL, GEORGE. 1984
  • 1984 (George Orwell)
  • Resumo george orwell

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!