197788970116

8434 palavras 34 páginas
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA INCLUSÃO SOCIAL DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA

Manoel Luiz Cassal da Silva

Santos
2013
Resumo
Esse TCC vem averiguar como é a formação do professor em relação à inclusão de alunos com necessidades especiais. Com o desenrolar do trabalho pudemos constatar que existem leis de âmbito estadual e federal, que regularizam e amparam o aluno nesta especificidade. Detectamos ainda a falta de incentivo por parte das instituições, situação essa, que leva o próprio professor a procurar novas parcerias que contemplem sua necessidade de buscar conhecimento que o auxiliem a promover a inclusão de fato.

Palavras-chave: Formação do professor, Inclusão, Necessidades Especiais.

1 INTRODUÇÃO O presente artigo tem como tema a formação de professores para a inclusão social de alunos com deficiência. Este artigo se justifica, por ser a escola um espaço democrático onde todos devem ter condições de acesso e permanência para crescimento pessoal, profissional e o exercício da cidadania.
Hoje nosso país, tem se esforçado para honrar sua palavra firmada na Declaração de Educação Para Todos (1990) e na Declaração de Salamanca (1994) com o apoio da UNESCO e da ONU.
A sociedade brasileira mudou muito em relação às pessoas com deficiências, pois em um passado recente, essas pessoas eram escondidas, ou seja, a família tinha medo e vergonha de expô-las, pois a sociedade não via com bons olhos ou até mesmo com repulsa as pessoas com deficiência.
Atualmente, com toda a evolução da própria sociedade e da medicina, ficou muito mais comum visualizarmos diversas pessoas nas ruas com as mais diversas deficiências, visto que já não são tão discriminadas. Infelizmente, no acesso aos serviços, isso já muda completamente.
O que também podemos confirmar, a partir de nossa pesquisa, é que quando se trata da área educacional, os problemas para os alunos com necessidades

Relacionados