1969700274

6736 palavras 27 páginas
GESTÃO AMBIENTAL E ESTRUTURA ORGANIZACIONAL: ESTUDO DE MÚLTIPLOS
CASOS

DOI: 10.5700/rege428

ARTIGO – ADMINISTRAÇÃOGERAL

Ana Beatriz Lopes de Sousa Jabbour
Nelson Oliveira Stefanelli
Adriano Alves Teixeira

RESUMO
O objetivo deste artigo é analisar a incorporação da gestão ambiental na estrutura organizacional de nove empresas brasileiras, engajadas na busca pela melhoria do seu relacionamento com o meio ambiente.
Adicionalmente, persegue-se o objetivo de delinear uma agenda de pesquisas futuras para o tema. Para a consecução desses objetivos, realizou-se uma fundamentação teórica sobre estrutura organizacional e sua relação com a gestão ambiental organizacional. Essa construção teórica serviu de pano de fundo para a realização de nove estudos de caso, em empresas com certificação ISO 14001, localizadas no Estado de São
Paulo. Os resultados indicam que: (a) a área de gestão ambiental tende a ser subordinada à área de qualidade;
(b) dentre as nove organizações, duas tendem a adotar práticas mais avançadas e complexas de gestão ambiental, que as leva a ter uma estrutura organizacional também mais complexa; (c) apenas duas organizações incorporaram a gestão ambiental do tipo “matricial”, enquanto sete organizações podem ser classificadas no tipo “integração pontual da gestão ambiental”; (d) é possível propor um framework para compreender o processo de incorporação das questões ambientais nos nove casos analisados. Além desses resultados, apresenta-se uma agenda temática para pesquisas vindouras.
Palavras-chave: Gestão Ambiental, Estrutura Organizacional, Empresas Brasileiras, Agenda de Pesquisa.
ENVIRONMENTAL MANAGEMENT AND ORGANIZATIONAL STRUCTURE: MULTIPLE CASE
STUDIES
ABSTRACT
The main objective of this article is to analyze the insertion of environmental management in the organizational structure of 9 Brazilian companies, in search of a better relationship with the environment.
Further, we intend to show an agenda with research

Relacionados