196178090264

313 palavras 2 páginas
SARAH LUISA TUMIOTO MENDES

Pesquisa e Pratica Pedagógica

(entrevista com um professor de geografia)

OURO PRETO – MG

2014
SARAH LUISA TUMIOTO MENDES

Pesquisa e Pratica Pedagógica
(pesquisa com um professor de geografia)

OURO PRETO – MG

2014
Nesta atividade, você deverá procurar um professor de Geografia em uma escola da rede pública ou privada para entrevistar. Valor da atividade: 0,75 – Correção Tutor Presencial.

Segue as questões:

1- Você realiza trabalhos de campo todos os anos?
R: Não. Às vezes podem ser realizados ate dois trabalhos de campo por ano, existem épocas (ano) que não são realizados, depende da clientela, dos recursos disponíveis e dos projetos de cada escola e em cada ano.

2- Quais são as dificuldades enfrentadas em relação ao planejamento dos trabalhos de campo e durante o trabalho de campo?
R: Recursos financeiros dos mais variados, dificuldade para custear o transporte para os alunos, impedimento por parte da família, alem da própria indisciplina dos alunos.

3- Relate um pouco sobre as contribuições do trabalho de campo para a aprendizagem de seus alunos.
R: O trabalho de campo permite a pratica do que se aprende em sala de aula, o aluno passa a construir o seu conhecimento pautado nas suas observações diretas.

4- A escola possui algum projeto de trabalho de campo interdisciplinar? Comente.
R: Não. Quando são realizados é por intermédio dos próprios professores, não existem projetos com essa finalidade.

5- Os alunos participam de alguma forma no planejamento do trabalho de campo?
R: Sim. Observam, manejam e criam através dos objetos presentes e coletados durante a realização da aula. Normalmente o resultado é muito positivo ao final dessas aulas.

Entrevista realizada com o professor de Geografia Gilmar dos Santos Bertulani, que trabalha há 25 anos na Escola Municipal Presidente Costa e

Relacionados