195845548785485

2298 palavras 10 páginas
Primeiro vamos realizar uma experiência bem simples, realizada corriqueiramente nas aulas de física no 3º ano do ensino médio.
Materiais:
Uma lâmpada qualquer, um sistema feito de dois fios ligados em uma das extremidades a um bocal para lâmpada e na outra extremidade um plug, água destilada, água com sal e tesoura ou faca.
Procedimento:
Corte com a tesoura ou faca um dos fios, eu disse apenas um dos fios, desencape as duas extremidades e coloque o plug na tomada, agora coloque as duas extremidades desencapadas na água destilada. A lâmpada não vai acender, depois faço o mesmo processo colocando agora na água com sal. A lâmpada vai acender.
Conclusão:
Será que foi o sal que ascendeu a lâmpada? Não. Lembre-se das aulas de química em que o professor falou sobre ligação iônica e covalente. No caso da água destilada apresenta em sua composição molecular apenas H2O e a água é uma substancia que é formada por ligações covalentes entre Hidrogênio e Oxigênio, ou seja, há um compartilhamentos de elétrons entre os átomos, e na maioria dos casos, não conduzem corrente elétrica, uma vez que não possui elétrons livres. Já na água com sal a lâmpada ascendeu, pois o sal nada mais é do Sódio(Na) e Cloro(Cl) unidos por ligação iônica, que nesse caso o Na doa um elétron para o Cl e durante essa doação de elétrons formam os íons que transportam a corrente elétrica, fazendo com que a corrente siga seu curso fazendo a lâmpada acender.
1ª Conclusão - a água pura não é condutora
2a Fase – Substitua a água por um sal seco, por exemplo, mergulhe as duas placas A e B em um recipiente contendo cloreto de sódio (sal de cozinha) seco. Novamente a lâmpada não acenderá, isto é, não passará corrente pelo circuito, o que indica que o cloreto de sódio também é isolante. Se em vez de cloreto de sódio o leitor usar qualquer outro sal, ou qualquer base, ou qualquer ácido, isento de água, o resultado será o mesmo. 2ª Conclusão - os ácidos, base e os sais, quando isentos de água, não

Relacionados