19563102/13

632 palavras 3 páginas
Resumo
O experimento realizado tem por base medidas das propriedades físicas (massa, volume e temperatura), o efeito da adição de um soluto (Nacl) a uma solução aquosa (água, gelo) à temperatura, a exatidão e precisão dos instrumentos utilizados nos procedimentos. Foi determinado experimentalmente na densidade da água através dos valores obtidos de massa e volume do mesmo.
Introdução
Para apurar a temperatura de um ambiente ou uma solução e necessário a utilização de um termômetro, que consiste em um tubo de vidro graduado fechado a vácuo, e um bulbo em uma das extremidades contendo mercúrio liquido, que em contato com determinada substancia ou sistema, dilata ou contrata por ser extremamente sensível dependente do quanto de calor presente no momento.
A adição de um soluto não volátil (sal de cozinha Nacl) a uma solução contendo água com gelo, comparando a temperatura desta solução com a da solução sem o soluto, pode-se notar uma variação nos valores obtidos durante a experiência, resultado do abaixamento do ponto de congelamento (solidificação) do sistema em questão, esse resultado observado é explicado pela propriedade coligativa a crioscopia. Essa variação pode ser prevista através desta formula abaixo:
∆Tfusão= m.Kfusão m = molalidade = moles de soluto / quilograma de solvente
K=constante crioscópica
É importante ressaltar que cada solvente tem uma constante crioscópica especifica.
A densidade de uma substancia e resultada pela razão das medidas de massa por volume, independe do tamanho da amostra coletada, porque seu volume é proporcional a sua massa, mantendo constante a razão entre as unidades de medida ,portanto a densidade e uma propriedade intensiva, ou seja, não dependem de seu tamanho ,ou da quantidade de substancia coletada. d = m/v m = massa da amostra v = volume da amostra
A precisão e exatidão de um instrumento é o quanto os valores de medidas encontrados são repetido, e o quanto esses valores se aproximam da meta prevista,

Relacionados