195214250213

3403 palavras 14 páginas
24/11/13

Lei da Utilidade Marginal e Lei do Equilíbrio Geral | Amigo Nerd
Curtir

+153

4.637 pessoas curtiram isso.

Lei da Utilidade Marginal e Lei do Equilíbrio Geral

Autor: Valdir Pedrosa
Instituição: FACIP
Tema: Evolução do Pensamento Evolutivo

Compartilhe este trabalho

LEI DA UTILIDADE MARGINAL
LEI DO EQUILÍBRIO GERAL
PALMARES, ABRIL DE 2006
INTRODUÇÃO
A partir de 1870, o pensamento econômico passava por um período de incertezas diante de teorias contrastantes (marxista, clássica e fisiocrata). Esse período conturbado só teve fim com o advento da Teoria Neoclássica, em que se modificaram os métodos de estudo econômicos. Através destes buscou-se a racionalização e otimização dos recursos escassos.
Conforme a Teoria Neoclássica, o homem saberia racionalizar e, portanto, equilibraria seus ganhos e seus gastos. É nela que se dá a consolidação do pensamento liberal. Doutrinava um sistema econômico competitivo tendendo automaticamente para o equilíbrio, a um nível pleno de emprego dos fatores de produção. Veremos nas próximas páginas a importância e quais teorias surgiram nesse período, e seus respectivos autores.
FASE DE ELABORAÇÃO DE PRINCÍPIOS TEÓRICOS FUNDAMENTAIS
A Teoria Neoclássica (Fins do séc. XIX ao início do séc. XX).
A partir de 1870, o pensamento econômico passava por um período de incertezas diante de teorias contrastantes (marxista, clássica e fisiocrata).
Esse período conturbado só teve fim com o advento da Teoria Neoclássica, em que se modificaram os métodos de estudo econômicos. Através destes buscou-se a racionalização e otimização dos recursos escassos.
Conforme a Teoria Neoclássica, o homem saberia racionalizar e, portanto, equilibraria seus ganhos e seus gastos. É nela que se dá a consolidação do pensamento liberal. Doutrinava um sistema econômico competitivo tendendo automaticamente para o equilíbrio, a um nível pleno de emprego dos fatores de produção.
Pode-se dividir essa nova teoria em quatro

Relacionados