195154718|21

705 palavras 3 páginas
Tendo em vista as constantes transformações que essa região vem ostentando, torna-se oportuno a proposta de se retratar esse momento ímpar vivido pelo setor imobiliário no estado Matogrossense. Por isso, a presente pesquisa teve o designo de investigar algumas atitudes, comportamentos e características de empreendedores ligados ao setor imobiliário, localizados nessa região, que têm negócios representativos nas vocações econômicas da região.
Para tanto, a metodologia de pesquisa foi aplicada através de três vertentes: a primeira refere-se a um estudo bibliográfico objetivando um maior domínio do conhecimento referente ao tema programático, servindo posteriormente como apoio ao desenvolvimento da segunda etapa, a pesquisa quantitativa, tendo como objetivo abordar conceitos, tendências e peculiaridades do empreendedor imobiliário, enfocando influências preliminares a essa postura arrojada e procurando identificar o perfil empreendedor dos empresários através de uma amostra desta população.
O mercado imobiliário no Brasil tem exercido ao longo dos anos papel fundamental na economia do país. Nos últimos anos observou-se um crescimento do setor imobiliário face ao mercado promissor. O ramo imobiliário é um setor econômico cíclico com forte correlação ao comportamento de fatores econômicos e demográficos. A conjunção destes fatores proporciona o desenvolvimento deste mercado.
Na perspectiva do ambiente econômico, a situação macroeconômica estável contribui para com crescimento do setor. Fatores como o aumento do emprego e renda, redução dos juros e dilatação dos prazos de financiamentos imobiliários são de significativa influência nas atividades imobiliárias.
Alguns outros fatores de natureza demográfica estão contribuindo com crescimento da construção civil do mercado de imóveis. Os fatores que se destacam são: o déficit habitacional em camadas sócias mais baixas, tendência de redução do número de moradores em cada unidade habitacional, entrada ainda que

Relacionados