194837720264

838 palavras 4 páginas
RESUMO:
Este relatório tem por objetivo apresentar os equipamentos de vidraria utilizados nas práticas de laboratório, demonstrar a forma de uso dos mesmos em experimentos laborais, envolvendo medidas de diversas grandezas, volumétricas, de massa e procedimentos que necessitem deste equipamentos.

INTRODUÇÃO:

As experiências de laboratório envolvem medidas de massa e volume, que serão utilizadas em cálculos para fins de obtenção de resultados e pesquisas.
São em grande parte, instrumentos de vidro cristal ou temperado, para que as medidas sejam precisas e o recipiente não reaja com a substância contida nele. Portanto, as vidrarias devem ser tratadas com o máximo de cuidado, principalmente porque o vidro utilizado é mais trabalhado, detalhado que quaisquer outros vidros, por isso resistentes e caros. Existem outros materiais: de porcelana, de borracha ou plástico e equipamentos que são fontes de aquecimento.

Para isso utiliza-se algumas vidrarias que serão descritas abaixo:
Almofariz com pistilo:Usado na trituração e pulverização de sólidos.
Balão de fundo chato:Utilizado como recipiente para conter líquidos ou soluções, ou mesmo, fazer reações com desprendimento de gases. Pode ser aquecido sobre o TRIPÉ com TELA DE AMIANTO.
Balão de fundo redondo: Utilizado principalmente em sistemas de refluxo e evaporação a vácuo, acoplado a ROTAEVAPORADOR.
Balão volumétrico: Possui volume definido e é utilizado para o preparo de soluções em laboratório.
Béquer: É de uso geral em laboratório. Serve para fazer reações entre soluções, dissolver substâncias sólidas, efetuar reações de precipitação e aquecer líquidos. Pode ser aquecido sobre a TELA DE AMIANTO.
Cadinho:Peça geralmente de porcelana cuja utilidade é aquecer substâncias a seco e com grande intensidade, por isto pode ser levado diretamente ao bico de bunsen. ERLENMEYER: Utilizado em titulações, aquecimento de líquidos e para dissolver substâncias e proceder reações entre soluções.
FUNIL

Relacionados