194221150264

1076 palavras 5 páginas
A IDEOLOGIA ALEMÃ – ESTUDO DIRIGIDO

1) Qual é a crítica de Marx aos hegelianos? Estabeleça uma relação entre os velhos e os novos hegelianos.
Marx critica a ideologia Hegeliana, pois todas as formulações dessa ideologia no âmbito das representações políticas, morais, jurídicas e outras, limitam-se, exclusivamente, ao domínio dos pensamentos e à religião. Os velhos Hegelianos compreendiam tudo, uma vez que tudo havia se reduzido à lógica enquanto que os jovens criticavam tudo e introduziam a religião e, em tudo, colocavam um valor teológico. Para ambos a religião os conceitos e o Universal reinavam no mundo existente. Sendo, dessa forma, que os pensamentos e a religião determinavam o mundo material, ou seja, a consciência religiosa determinava todas as relações existentes na sociedade. Já Marx, acreditava que o mundo material determinava nossa consciência.

2) Explique o que é produção da vida material.
É a produção de bens de que o homem necessita para viver. Comida, roupa, sapato, habitação... Isso o distingue do animal, visto que o ser humano produz materialmente a sua vida. O que produzem e como produzem, coincide com o eles são.

3) Como Marx define o poder social?
Para a Marx, o poder social é a força produtiva que nasce da cooperação exigida pela divisão do trabalho. Essa cooperação acontece naturalmente, é uma força externa cuja origem os trabalhadores não sabem, mas que agora age sobre o querer e agir deles.

4) Marx não se preocupa com a natureza individual, pois para ele só existe o indivíduo historicamente determinado. Explique

5) A divisão do trabalho domina os homens ao invés de ser controlada por eles. Por que? Explique detalhadamente como Marx apresenta a divisão do trabalho Porque a divisão do trabalho é feita de forma natural pois ´´a partir do instante que começa a ser dividido, cada um tem uma atividade exclusiva e determina, que lhe e imposta e da qual ele não pode fugir...``Assim se ele não permanecer poderá perder

Relacionados