193350521

633 palavras 3 páginas
CONTEÚDO DA ATIVIDADE DE TOXICOLOGIA GERAL

Resumo sobre a AVALIAÇÃO DO RISCO descrevendo cada etapa da avaliação e os objetivos de cada uma dessas etapas.

Avaliação do risco é um processo que identifica e quantifica a capacidade de uma substancia causar um efeito adverso e o risco de um evento nocivo ocorrer. Depende do potencial do agente químico para causar danos (toxicidade), quanto a intensidade da exposição.
Os principais objetivos da Avaliação do risco: análise da relação entre o risco e o benefício, os níveis de segurança, definição de atividades de controle por agências regulatórias.
Identificar o perigo investiga-se a capacidade do agente químico causar efeito adverso.
Existem vantagens e desvantagens da utilização de estudo epidemiológicos, clínicos e toxicológicos em animais de experimentação para a identificação do perigo.
Outros fatores são a qualidade dos dados, o tipo de estudo, a via e a duração da exposição, as doses utilizadas e a reprodutividade do estudo.
Os dados obtidos de estudos celulares e bioquímicos podem ajudar a predizer possíveis respostas para o homem.
Caracterização do perigo ou avaliação dose resposta é a base fundamental da relação entre a exposição a um agente e a incidência de uma resposta adversa.
Quando os dados da exposição do homem a um agente tóxico não são suficiente para predizer uma resposta, é necessário utilizar dados obtidos em ensaios com animais para estabelecer a relação dose-resposta.
A caracterização do perigo para substâncias que apresentam limiar de resposta envolve o calculo de Doses de Referência, que são conhecidas como doses as quais a população pode estar exposta diariamente sem aparentar risco de aparecimento de efeitos nocivos a saúde.
A caracterização do perigo deve ser considerada juntamente com os potenciais cenários de exposição para um determinado agente químico.
A avaliação de Exposição é a mensuração da intensidade, da frequência e da duração a exposição humana a um agente presente

Relacionados