193314200272

1143 palavras 5 páginas
FICHAMENTO

MARTINS, Lígia Márcia. " Ensino - Pesquisa - Extensão como fundamento metodológico de construção do conhecimento universitário ". Bauru. UNESP, s/d.

1 Apresentação

1.1 Ensino - Pesquisa - Extensão apresentam-se, no âmbito das universidades públicas brasileiras, como uma de suas maiores virtudes e expressão de compromisso social.
1.2 O exercício de tais funções é requerido como dado de excelência no ensino superior, fundamentalmente voltado para a formação profissional à luz da apropriação e produção do conhecimento científico.

2 À guisa de introdução

2.1 A educação é uma das condições fundamentais pelas quais os indicíduos desenvolvem suas capacidades ontológicas essenciais e assim sendo, a função básica do processo educativo é a humanização plena, no sentido da consolidação dessas propriedades. Destacando-se a capacidade de projetar e implementar operacionalmente o projeto.
2.2 Toda ação verdadeiramente humana pressupõe a consciência de uma finalidade que precede a transormação concreta da realidade natural ou social. Deste modo a atividade vital humana é ação material, consciente e objetiva, ou seja, é práxis.
2.3 A práxis compreende a dimensão autocriativa do homem, manifestando-se tanto em sua ação objetiva sobre a realidade quanto na construção de sua própria subjetividade; é um sistema de sentidos construído afetiva e emocionalmente nas experiências de via.
2.4 Todos os contextos experienciais, são construídos pelo trabalho dos homens, que como práxis encerram uma tríplice orientação: o que fazer, para que fazer e como fazer. É por esta via que o homem pode transformar a matéria em idéia e a idéia em nova matéria. Pemitindo-nos deduzir que o desenvolvimento das capacidades ontológicas essenciais requer a construção e consolidação das propriedades, dos atributos humanos imprescindíveis a práxis.
2.5 O pensamento de educadores profundamente iplicados com a educação brasileira, permitem-nos reafirmar o caráter práxico da educação

Relacionados