191131280281

7177 palavras 29 páginas
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE ECONOMIA BRASILEIRA E INFLAÇÃO E SEUS REFLEXOS NAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS.

2º Período de Adminis

RESUMO
A análise das demonstrações contábeis é uma importante fonte de informações no mundo dos negócios. No entanto, a averiguação do impacto da inflação no uso destes quocientes financeiros não tem recebido a atenção que merece, principalmente em economias hiperinflacionárias. Este trabalho tem como objetivo avaliar as distorções causadas pela hiperinflação nas demonstrações contábeis e, conseqüentemente, na análise dessas demonstrações. Para esta finalidade, a pesquisa se valeu de obras referenciadas por diversos autores abordando os tipos de inflação e suas causas e também os planos econômicos no período de 1980 a 1990.

PALAVRAS-CHAVE: Demonstrações contábeis. Inflação. Economia.

___________
Alunos do curso de Graduação em Administração de Empresas – FASF – Luz/MG. Endereço: Av.Laerton Paulinelli, 153 /tel: 3421-9006/email:adm2012_fasf@hotmail.com
**Professores Economia e Contabilidade do curso de Graduação em Administração de Empresas – FASF – Luz/MG. Professor-orientador: ** Sebastião Daniel Guarino de Oliveira. Professor co-orientador: **Graziela Renata dos Santos

1. INTRODUÇÃO

O processo inflacionário no Brasil tornou-se um assunto tão amplamente debatido, nos meios políticos e acadêmicos, que todos se julgam capazes de defini-lo e de apresentar soluções para contê-lo, sem ao menos tentar estudá-lo, para que dessa maneira se possa expressar uma opinião precisa sobre um problema de tal complexidade, que até entre os grandes estudiosos provoca divergências.
A inflação, pelo menos ao nível do senso comum, não conduz a controvérsias ou a pontos de vista exageradamente distanciados entre si, mas devido à sua complexidade e seus múltiplos reflexos nas políticas sociais e econômicas é necessário buscar definições mais precisas a respeito de seu conceito.
Embora amplamente aceitos, esses

Relacionados