190448980299

1445 palavras 6 páginas
Rolamento
A função do rolamento é minimizar a fricção entre as peças móveis da máquina e suportar uma carga. A maioria dos rolamentos actualmente consiste em um anel interno, um anel externo, vários corpos rolantes (esferas ou rolos) e uma gaiola.
São feitos principalmente de aço, mas outros materiais também são usados, como cerâmica.

Rolamento auto compensador de esferas

Inventado em 1907 pelo fundador da SKF, Sven Wingquist.
Permitiu acabar com as contínuas interrupções da produção causadas por falhas em rolamentos.
Como o alinhamento dos eixos não era suficientemente preciso para os rolamentos rígidos de esferas normalmente usados, os rolamentos falhavam devido ao desalinhamento. Os rolamentos auto compensadores de duas carreiras de esferas acomodavam o dito desalinhamento.

Rolamentos a gás

Rolamentos que consistem principalmente em um eixo e em uma caixa, separados por uma pequena fresta preenchida com ar comprimido. Esses rolamentos apresentam uma fricção muito baixa e podem funcionar em altas velocidades. Sua capacidade de carga, no entanto, é limitada.

Rolamentos auto-reparadores

Permite reduzir as concentrações de tensões que promovem a fadiga e o desgaste nas superfícies de rotação. Aqui uma esfera de aço em um rolamento rígido de esferas foi substituída por uma esfera cerâmica, resultando em um aumento considerável da resistência ao desgaste em comparação com um rolamento convencional inteiramente de aço.
Com este rolamento melhorou-se o desempenho em aplicações como: caixas de engrenagens industriais, maquinaria de fluidos e ferramentas eléctricas.

Rolamentos axiais de esferas

Os rolamentos axiais de esferas de escora simples da SKF compreendem uma anilha de eixo, uma anilha de caixa e um conjunto axial de gaiola e esferas. Os rolamentos axiais de esferas de escora dupla da SKF compreendem uma anilha de eixo, duas anilhas de caixa e dois conjuntos axiais de gaiola e esferas. Os rolamentos são separáveis para que a montagem seja simples.

Relacionados