18972831473

1608 palavras 7 páginas
CENTRO UNIVERSITÁRIO SÃO CAMILO - ES

ANDREONE BRANDÃO KÁRICA PRYCILA DE OLIVEIRA COSTA

THIAGO CAMPOS FILGUEIRAS

FICHAMENTO MAX WEBER

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM-ES 2013

ANDREONE BRANDÃO KÁRICA PRYCILA DE OLIVEIRA COSTA THIAGO CAMPOS FILGUEIRAS

FICHAMENTO MAX WEBER

Trabalho apresentado à disciplina de Sociologia Juridica, como requisito parcial para avaliação na disciplina. Orientada pelo professor Adilson Santos.

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM-ES 2013

MAX WEBER- FICHAMENTO- INTRODUÇÃO

Max Weber, economista, sociólogo e filosofo alemão, nasceu em Erfurt, na Turíngia, em 21 de abril de 1864. Foi professor de economia nas universidades de Freiburg e Heidelberg. Foi conselheiro da delegação alemã às conferencias que levaram ao Tratado de Versalhes (1919) e integrante da comissão de peritos que redigiu a Constituição da Republica de Weimar (1919). Nacionalista alemão convicto foi, no entanto, contrário ao racismo e ao imperialismo.
Segundo ele, o objeto da sociologia envolve uma reconstrução do sentido subjetivo original da ação e do reconhecimento da parcialidade da visão do observador.

,,,

Daí vem o nome sociologia compreensiva, muitas vezes dado a seu método. Negou qualquer monocasualidade dos fenômenos sociais, ressaltando o que chamou de adequação de sentido, isto é, a congruência da ação no âmbito de duas ou mais esferas que compõem o social. Foi isso o que postulou em a ética protestante e o espírito do capitalismo (1905), que parte da preocupação fundamental de suas análises: a tendência ou a racionalização progressiva da sociedade moderna.
O método principal consiste na elaboração de “tipos ideais”, isto é, elaborações conceituais do objeto examinado, que permitam o

Relacionados