189649120272

409 palavras 2 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO – UFOP
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL - UAB
CENTRO DE EDUCAÇÃO ABERTA E A DISTÂNCIA – CEAD

Curso de Graduação em Administração Pública
Disciplina:

AUDITORIA E CONTROLADORIA

Aluno: Helenildo Batista de Souza
Nº de Matricula: 10.2.9595

Divinolândia de Minas 27 de novembro de 2014

Após a leitura prevista para o módulo responda fundamentadamente:

1 - Diferencie controle interno e controle externo, apresentando suas principais atividades.
O Controle Externo consiste na vigilância, orientação e correção que um poder, órgão ou autoridade através de seus direitos e funções, exerce sobre a conduta funcional de outro. O Poder Legislativo obtém esta função através de um controle parlamentar indireto, e abrange o controle diretamente exercido pelo Tribunais de Contas. Por outro lado, o Controle Interno é exercido pela entidade ou órgão que é o responsável pela atividade controlada, no âmbito de sua própria estrutura no sentido de corrigir seus atos e fatos por iniciativas de monitoramento e avaliação. Ele é instituído com objetivo voltado para colaborar com o controle externo ou com o objetivo de melhoria, adotando maneiras para melhorar os seus trabalhos.

2 - Defina fiscalização contábil e fiscalização operacional.
Fiscalização Contábil:rodeia sobre o registro contábil e a qualidade de seu conteúdo. Exigências qualitativas que exigem relevância e conformidade capaz de garantir a comparabilidade e materialidade dos dados registrados.
Fiscalização Operacional: implica em exercer o controle concomitante e romper com hábitos culturais arraigados na administração pública.

3 - "Há por outro lado, um hábito que chama a atenção nos Tribunais de Contas (...). Trata-se de nomeações de ex-Deputados e de ex-Senadores para assumir cargos de Ministros e de Conselheiros, ainda em plana carreira político-partidária e amplamente conhecido como militante partidário." (Fascículo PNAP, p. 114).
a)

Relacionados