188987234234

2170 palavras 9 páginas
2. DESENVOLVIMENTO DO TEMA

Quando colocamos um medicamento na pele do RN, ele vai ser absorvido na circulação; isto ocorre devido ao stratum corneum do RN ser muito fino. A maturação da epiderme acontece entre 22 e 33 semanas de idade gestacional e a epiderme do RN a termo é relativamente bem dessenvolvida.
Ao nascer, independente da idade gestacional, a pele cornifica rapidamente num período de 2 a 3 semanas, provendo uma barreira efetiva para proteger o RN pré termo vulnerável.
Além de permitir uma grande perda de água insensível, a camada epidérmica do RN permite a absorção de uma série de substancias, como teofilina; esta tem sido dada topicamente em forma de gel durante os primeiros 21 dias de vida antes da completa maturação da epiderme (J Pediatr 107: 307,1985) e os níveis terapêuticos podem ser alcançados e mantidos acima de 72 horas.
A pele do RN pré-termo é particularmente frágil e susceptível a injúria por agentes tópicos como o álcool : este causa queimaduras significativas e necrose hemorrágica secundária a absorção do álcool. O mecanismo básico de absorção através do trato gastrintestinal (GI) é a simples difusão. A absorção de drogas no TGI melhora com o avanço da idade gestacional.
As células parietais capazes de secretar ácido gástrico estão presentes a partir de 13 semanas de idade gestacional. Ao nascimento, a secreção de ácido gástrico é diminuída, resultando em um alto pH gástrico nas primeiras 12 horas de vida. A seguir, o pH cai rapidamente, assim que a produção de ácido gástrico aumenta, geralmente seguindo ao inicio da alimentação. A secreção de acido gástrico aumenta com a idade gestacional, mas é baixa nos primeiros 10 dias de vida. Os pré-termos abaixo de 32 semanas exibem menor secreção de acido gástrico.
A área de superfície do TGI do RN é relativamente grande em comparação com crianças maiores e adultas. Assim uma droga pode ficar mais tempo em contato com a mucosa do TGI aumentando a sua absorção. No entanto, devido ao

Relacionados