18801514/22

1268 palavras 6 páginas
ÉSTER O AROMATIZANTE

O que é Éster?
Ésteres são compostos orgânicos produzidos através da reação química denominada de esterificação: ácido carboxílico e álcool reagem entre si e os produtos da reação são éster e água. Existem três classificações para os ésteres, eles podem se encontrar na forma de essências, óleos ou ceras, dependendo da reação e dos reagentes.Os ésteres são compostos químicos que resultam da ação de ácidos orgânicos ou inorgânicos sobre álcoois, com formação de água.
À reação dá-se o nome de esterificação. Esta é reversível e ao processo inverso chama-se saponificação.
Os ésteres designam-se como sais de ácido, com o radical orgânico substituinte. Existem ésteres cíclicos que se denominam lactonas.
Os ésteres de álcoois e ácidos carboxílicos de baixo peso molecular são líquidos, com um odor a frutos e obtêm-se como extratos aromáticos de muitas plantas.
O aroma de muitos frutos e flores deve-se à presença de misturas de ésteres e outros compostos voláteis.
Os ésteres de álcoois simples com ácidos carboxílicos de cadeias longas, como o ácido palmítico e esteárico, originam a formação de ceras.
As aplicações dos ésteres são na indústria de bebidas, como essências de frutos (a maioria sintéticos) e em perfumarias, como produtos odoríferos. Alguns sãoimportantes solventes para gorduras, vernizes e resinas.

Características físicas dos Ésteres

Os ésteres podem se apresentar como líquidos ou sólidos, dependendo da quantidade de carbonos e das condições ambientes.

Ésteres de baixa massa molecular são líquidos incolores e, à medida que se aumenta a massa molecular, eles vão se tornando mais viscosos e gordurosos até tomarem a forma sólida (aspecto de cera).

Solubilidade em água

Os ésteres são compostos insolúveis em água, no entanto são solúveis em álcool, éter e clorofórmio. Quanto ao ponto de ebulição (P.E.), a falta de pontes de hidrogênio na estrutura dos ésteres faz com que tenham o P.E. menor que álcoois e ácidos de

Relacionados