187900110264

857 palavras 4 páginas
Origem da palavra Poliedro
O termo poliedro tem sua origem no idioma grego: póly (vários) + hedra (faces). Poliedro refere-se aos sólidos geométricos de várias faces.
Definição
A palavra poliedro tem sido usada em diferentes épocas por diferentes pessoas com os mais variados significados (muitas vezes, incompatíveis entre si). Não é raro que uma mesma pessoa use o mesmo termo com interpretações diferentes em momentos diferentes. Vamos a definição:
Poliedros são figuras geométricas formadas por três elementos básicos: vértices, arestas e faces. Um poliedro é considerado regular quando suas faces são polígonos regulares e congruentes. Dentre os poliedros existentes, existem alguns considerados Poliedros de Platão ou regulares, pois todas as faces possuem o mesmo número de arestas, todos os ângulos poliédricos possuem o mesmo número de arestas e se enquadram na relação de Euler. Mas por que recebeu o nome de Poliedros Platônicos?
Platão (350 a.C.) foi o primeiro a demonstrar que existem apenas cinco poliedros regulares: o cubo, o tetraedro o octaedro, o dodecaedro e o icosaedro. Ele e seus
Seguidores estudaram esses sólidos com tal intensidade, que eles se tornaram conhecidos como “poliedros de Platão”. Mas essas formas poliédricas vêm sendo estudadas desde a antiguidade em especial, no Egito. Um dos mais antigos documentos que comprova esses estudos é o papiro Ahmes, ou Rhind, copiado por volta de 1890 a.C. a partir de um papiro deixado por Imhotep1, o quase lendário arquiteto e médico do Faraó Zoser (BOYER, 1996, p.8), apresentando cálculos de área e volume de troncos de pirâmides.
E são chamadas de regulares quando suas faces são polígonos regulares e congruentes, e de todos os vértices parte um mesmo número de arestas. Mas no grupo dos regulares existem 9 poliedros, sendo 5 platônicos e e 4 Kepler-Poinsot.
Existem apenas 5 poliedros Platônicos, que são eles:
1. Tetraedro;
2. Hexaedro (cubo);
3. Octaedro;
4. Dodecaedro;
5. Icosaedro.

Relacionados