187476542318789

2401 palavras 10 páginas
PROJETO GESTÃO ESCOLAR

O analfabeto do século XXI não será aquele que não sabe ler nem escrever, mas aquele que não for capaz de aprender, desaprender e reaprender. Foi possível desenvolver prática pedagógica no período de estágio na Escola Municipal Vanna Guiomar , com o propósito de atender clientela do ensino fundamental. Sendo que foi desenvolvido o projeto pedagógico que teve como temática Gestão Escolar : uma atuação de pedagógica efetiva em redes externas e internas de interação, criando condições para que os professores e alunos possam desenvolver competências nos âmbitos do conhecimento, da capacidade de análise, da comunicação e atitudes e da capacidade de aprendizagem.
É notório que a gestão fundamenta-se em uma importante e inadiável responsabilidade educacional e social de oportunizar um espaço de construção de saberes, capaz de subsidiar profissionais com conhecimentos gerenciais que, ao consolidar suas ações, as associe e articule às condições materiais, humanas e de cunho pedagógico disponíveis no contexto escolar, com foco na capacidade de compreensão e intervenção sobre a aprendizagem efetiva e significativa dos alunos.
A gestão Escolar tem como missão atender educadores e escolas para melhorar a qualidade da educação, com princípios que se baseiam na excelência para a formação de profissionais da área da educação. Quando se fala em gestão, a primeira coisa que nos vem à cabeça é todo o sistema pedagógico envolvido pela sociedade e currículos do tipo acadêmico, tecnológico, reconstrucionista social, humanístico e também, o oculto. São elementos que estão dentro da gestão escolar, cada um tem sua função específica e servem para planejar e avaliar métodos que são didáticos e devem ser implementados dentro das escolas. O diretor escolar é um gestor da dinâmica social, um mobilizador e orquestrador de atores, um articulador da diversidade para dar-lhe unidade e consistência, na construção do ambiente educacional e promoção segura da

Relacionados