186854300272

4989 palavras 20 páginas
SEMINÁRIO MAIOR IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA
CURSO DE FILOSOFIA – 1º PERÍODO
Exercício Avaliativo
3339465250190Exercício apresentado à professora Janete como requisito parcial avaliativo da disciplina Sociologia Geral.
00Exercício apresentado à professora Janete como requisito parcial avaliativo da disciplina Sociologia Geral.

Wanderson Pereira de Oliveira
Montes Claros – MG
Junho de 2014
INTRODUÇÃO
Duas teorias explicam o que é o Capitalismo, a primeira chamou culturalista e a segunda, histórica, em razão dos diferentes pontos de vista dos quais partem para explicar os mesmos conceitos.
Para Max Weber, o Capitalismo se constitui a partir da herança de um modo de pensar as relações sociais legadas pelo movimento da Reforma na Europa: do protestantismo de Lutero e mais ainda do calvinismo. De acordo com Max Weber, existe Capitalismo onde quer que a provisão industrial das necessidades de uma comunidade seja executada pelo método de empresa, pelo estabelecimento capitalista racional e pela contabilidade do Capital.
Capitalismo significa não apenas um sistema de produção de mercadorias, como também um determinado sistema no qual a força de trabalho se transforma em mercadoria e se coloca no mercado como qualquer objeto de troca. Max weber demonstrou terem sido estabelecidos através de um processo histórico que transformou as antigas relações econômicas dominantes no Feudalismo, destruindo-as ao mesmo tempo em que se construía o Capitalismo.

O CAPITALISMO EM GERAL
1. Max Weber e o capitalismo
Max Weber objetivou compreender o capitalismo como civilização – a civilização do moderno mundo ocidental. Conhecimento e observação de grande acuidade existiam também em outras civilizações, principalmente na Índia, na China, na Babilônia e no Egito. Mas a astronomia babilônica faltava a fundamentação matemática. A geometria da Índia faltava a prova racional. Em todas as teorias politicas asiáticas faltava um método sistemático comparável ao de Aristóteles e

Relacionados