185508780221

697 palavras 3 páginas
Segunda matéria da série "Educação em Pauta" aborda as consequências para o aprendizado da falta de contato dos alunos com os livros

Fonte: Jornal da Paraíba (PB)

Sabe ler, mas não compreende. Escreve, mas comete erros básicos de ortografia. A dificuldade na leitura e escrita parece ser um problema universal na Educação do país e na Paraíba também. O fato de estar matriculado ou de frequentar rigorosamente as aulas não significa dizer que o estudante sabe ler e escrever como deveria; chegar ao Ensino superior também não. Essa deficiência é tema da segunda reportagem da série Educação em Pauta , produzida pelo JORNAL DA PARAÍBA e pelos demais veículos da Rede Paraíba de Comunicação.

No resultado da Prova Brasil 2011, a Paraíba obteve resultados preocupantes: apenas 23% dos Alunos tiveram aprendizado adequado na leitura e interpretação. Participaram da avaliação 35.646 estudantes, dos quais apenas 4% conseguiram um desempenho avançado, superando as expectativas. Outros 31% tiveram aprendizado insuficiente, segundo dados do Qedu, com base na Prova Brasil 2011.

O gerente de conteúdo do Todos Pela Educação, Ricardo Falzetta, disse que o problema começa com a Alfabetização inadequada que os estudantes recebem nos primeiros anos de estudo. “É preciso resolver o problema da Alfabetização das crianças, pois se não for assim, sempre vamos ter uma turma analfabeta saindo da Escola”, declarou. Até os 8 anos, todas as crianças devem ser alfabetizadas (matriculadas no 3° ano do Ensino fundamental e sabendo ler e escrever).

Segundo Falzetta, não existe solução mágica para melhorar esse cenário, sem passar pela formação de Professores. “A Alfabetização das crianças não pode ser considerada uma simples decodificação da língua, é preciso proporcionar a visão crítica, entender os usos sociais da língua. As crianças precisam entender o que elas estão lendo e escrevendo”, declarou.

Ele disse que discorda do pensamento que afirma que a internet e as redes

Relacionados